Em tempos de pandemia, até o Natal em Berlim foi atingido. Algumas restrições são bastante severas, mas necessárias. Dentre elas, temos o fato de que os mercados de Natal em Berlim não puderam acontecer. E isso não vale apenas aqui, como também para toda a Alemanha. Há outras limitações impostas pelo governo: até dia 10 de janeiro de 2021, apenas 5 pessoas de duas moradas têm permissão de se encontrarem. Ou seja, a ideia de reunião familiar, como muitos conhecem durante o Natal, não existe no ano de 2020.
Apesar disso, o Destino: Berlim resolveu falar um pouco das tradições natalinas na Alemanha em seu mais novo vídeo do YouTube. Ali, você não só saberá sobre as origens teutônicas dos mercados de Natal e até das árvores de Natal, mas também sobre a confusão que é decifrar quem dá presente de Natal na Alemanha.
Antes de ir ao link do YouTube, leia abaixo a lista dos mercados de Natal em Berlim que aparecem no vídeo. No final do post, um mapa localiza os mercados mencionados.
Mercados de Natal em Berlim
1) Gendarmenmarkt
Sem dúvida é o mais charmoso dos mercados de Natal em Berlim. Não deixe de ter moedas em mãos, pois é o único dos mercados que tem cobrança de entrada.
2) Potsdamer Platz
O mercado da Potsdamer Platz chama mais a atenção pelo seu tobogã de gelo. É, sem dúvida, seu ponto máximo. É claro que as luzes da Potsdamer Platz e seu aspecto high-tech podem ser interessantes para os aficionados em arquitetura contemporânea.
3) Alexanderplatz e 4) Breitscheidplatz
Junto com o mercado da Breitscheidplatz, o mercado de Natal da Alexanderplatz é, sem dúvida, o mais popular. Ambos ficam em áreas estratégicas de compras, o que aumenta a frequência dos dois. Este fica na antiga Berlim Oriental, enquanto que aquele fica ao lado da Igreja da Memória, no bairro de Charlottenburg, antiga Berlim Ocidental.
Feliz Natal!