Canal do YouTube História

Para além do beijo do Muro de Berlim: um documentário

É difícil saber dizer qual dos temas mais fascina o visitante brasileiro em Berlim: o nacional-socialismo ou a construção e queda do Muro de Berlim. História sobre os dois não falta e diria que é impossível esgotar os assuntos. Mas um resumo documental com importantes dados históricos não faz mal nenhum. Inauguramos o nosso canal do YouTube visitando a Catedral de Berlim. E nosso maior empreendimento foi, até agora, justamente fazer uma série de vídeos, chamada “Por Dentro do Muro”. Nela, reunimos 40 minutos de imagens que mostram diferentes aspectos históricos e estruturais do Muro de Berlim. Está dividido em:

1) Introdução

O primeiro vídeo da série é um teaser introdutório. Convida-o para seguir vendo os vídeos seguintes, informando os primeiros fatos históricos e estruturais do Muro de Berlim. Essa breve introdução demarca os três temas dos próximos vídeos:

  1. Estrutura do Muro de Berlim
  2. O que levou à sua construção
  3. Onde visitar partes remanescentes do Muro em Berlim, inclusive a East Side Gallery, onde fica o famoso Beijo do Muro de Berlim

2) Episódio 1 – Estrutura do Muro de Berlim

O primeiro episódio é sobre a estrutura do Muro. Para isso, fomos à Bernauer Strasse, onde fica o Memorial do Muro de Berlim. Aqui você vai entender que o muro era mais que um, que havia uma faixa da morte e que escapar não significa apenas saltá-lo.

3) Episódio 2 – O que levou à construção e queda do Muro de Berlim

Já o segundo episódio concentrou-se em desvendar o sentido histórico e as causas da construção e queda do Muro de Berlim. Vai da Conferência de Potsdam, que levou à polarização entre EUA e URSS até o fim desta última, fato que é consequência da queda do Muro de Berlim.

4) Episódio 3 – Para além do Beijo do Muro de Berlim

Beijo do Muro de Berlim
Fonte: Leica Store Frankfurt

No último episódio da série “Por Dentro do Muro”, fomos buscar seus pedaços ainda existentes na paisagem urbana da capital alemã. Fomos, por exemplo, na East Side Gallery para transformar em imagens o nosso mais popular post, a saber: o que fala sobre o Beijo do Muro de Berlim.

Espero que esse documentário lhes seja bastante útil para se informar sobre o Muro de Berlim.

Comentários
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error

Gostou do Destino: Berlim? Que tal nos seguir?