História

Guilherme: o príncipe que não foi imperador alemão

Palácio de Cecilienhof

Imagino que você, leitor, não tenha ideia de quem sejam esses dois, mas o rapaz, no momento desta foto, acreditava que um dia seria imperador alemão. Antes de mais nada, chama a atenção de quem vê a foto o fato de que se trata de um casal muito bonito. O rapaz chama-se Frederico Guilherme Victor Augusto Ernesto da Prússia, nascido em 1882. Já a bela mulher é Cecília Augusta Maria, duquesa de Mecklenburg e nascida em 1886. Chamemos o rapaz de Guilherme da Prússia, já que é esse o nome que passará a ter quando se tornar príncipe herdeiro do Império Alemão, assim quando seu pai, Guilherme II, tornar-se imperador alemão em 1888.

Fonte: LWL.org
Fonte: LWL.org

Aqui vemos Guilherme da Prússia, pequerrucho, com seu pai, Guilherme II. Só para você se situar nessa história: Guilherme II (1859-1941) foi o último imperador alemão, já que em 1918 sua empreitada bélica, mais precisamente a Primeira Guerra Mundial, acabou sendo desastrosa. A derrota alemã custou-lhe o trono e, consequentemente, o fim do Segundo Reich. Guilherme da Prússia, por isso, jamais foi imperador na Alemanha, embora tenha certamente sido formado para e sonhado em sê-lo.

Guilherme7

Em 1905, Guilherme e Cecília casaram-se na recém-inaugurada Catedral Protestante, em Berlim. O casal teve 6 filhos: quatro meninos e duas meninas.

Fonte: Mapio.net
Fonte: Mapio.net

Guilherme II, neto da Rainha Vitória, da Inglaterra, conduzia a Alemanha numa terrível guerra de trincheiras contra a França, a Inglaterra e a Rússia e, apesar disso, não deixou de presentear seu filho em 1917 com este palácio que mais parece uma casa de campo medieval de estilo inglês. Trata-se do Palácio de Cecilienhof, que fica no Parque Novo Jardim, na bela Potsdam.

Hitler é abordado por Guilherme da Prússia

Guilherme7

Depois da derrota na Primeira Guerra em 1918, a família imperial alemã, com a abdicação de Guilherme II, exilou-se na Holanda. Ainda na década de 20, Guilherme da Prússia já estava de volta à sua casa em Potsdam. Em 1933, com a ascensão de Adolf Hitler ao poder, o homem que jamais foi imperador alemão tentou abordar o então recém-nomeado chanceler alemão. Sua intenção era muito clara: tornar-se imperador do Terceiro Reich.

Da esquerda para a direita: Winston Churchill, Harry Truman e Josef Stalin (Fonte: Teacher And Traveller).
Da esquerda para a direita: Winston Churchill, Harry Truman e Josef Stalin (Fonte: Teacher And Traveller).

Com a derrota alemã na Segunda Guerra Mundial e chegada dos soviéticos em Potsdam, Guilherme e Cecília foram obrigados, mais uma vez, a deixar o Palácio de Cecilienhof. Nele é que se encontrariam, entre os dias 17 de julho e 1 de agosto de 1945, Churchill, Truman e Stalin. Dava-se início, ali, à Conferência de Potsdam, cujo tratado mudaria o mundo na segunda metade do século XX.

Comentários
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error

Gostou do Destino: Berlim? Que tal nos seguir?