Arquitetura Dicas e Informações Úteis

Transporte em Berlim: conheça as mais belas estações de metrô da cidade

O transporte público é concebido, em geral, como algo funcional. Tem uma das tarefas mais importantes de conectar pessoas a lugares, quer seja através de ônibus, metrô, trem ou VLT. O transporte em Berlim não foge muito dessa incumbência. E o faz de forma bastante eficaz. Só para que você tenha uma ideia, há 825km de vias metroviárias pela cidade, ou seja, quase dez vezes mais que em São Paulo. A diferença é que Berlim tem “apenas” 3,7 milhões de habitantes. De qualquer forma, você chega aonde quer na capital alemã.

Com este post, queremos ir além da funcionalidade do transporte em Berlim. Nossa intenção é falarmos de algo mais estético. Par isso, elegemos algumas das mais belas estações do metrô da cidade. Antes, uma informação importante: referimo-nos aqui a estações do U-Bahn (Untergrund-Bahn, ou metrô subterrâneo). Não há, portanto, estações de tram ou do S-Bahn (Schnellbahn, ou metrô expresso) em nossa lista.

1) Wittenbergplatz (U1, U2, U3)

transporte em berlim
Fonte: Tip

Para os que estão de compras em Berlim, sem dúvida essa estação é estratégica. Ela fica ao pé da loja de departamentos mais famosa de Berlim e da Alemanha, a KaDeWe. A estação em si é um primor da primeira década do século 20. Ficou pronta no ano de 1913 e tem um pouco de elementos neoclássicos e também do Jugend Stil, o art nouveau alemão.

2) Heidelberger Platz (U3)

Fonte: Wikipedia

Enquanto a estação Wittenbergplatz leva pessoas às compras, a estação Heidelberger Platz deixa estudantes da Universidade Livre de Berlim em um de muitos campi desta que é das mais prestigiosas universidades da cidade. Ela já não nos lembra construções neoclássicas, mas sim algo como uma catedral gótica, guardadas as proporções. Em geral, as estações de metrô em Berlim não estão tão profundas no subterrâneo. No entanto, a estação Heidelberger Platz é, nesse caso, uma exceção. Aliás, ela data de 1883!!

3) Rohrdamm (U7)

Transport público em Berlim
Fonte: Helene Cook

Berlim foi, antes da Segunda Guerra Mundial, a cidade mais industrializada da Alemanha. Contava com um conceito bastante inovador para o que é o espaço do trabalho, aspecto que foi desenvolvido pela empresa Siemens. O metrô Rohrdamm celebra a produção industrial de Berlim e traz em suas paredes mosaicos que nos mostram rodas dentadas estilizadas e grelhas. As colunas da estação, por sua vez, são revestidas de metal cinza prateado.

4) Eberswalder Strasse (U2)

Fonte: Tip

O metrô Eberswalder Strasse chamava-se Dimitroffstrasse até antes da queda do Muro de Berlim. Nome que remete a um primeiro ministro búlgaro, fato que, portanto, faz-nos entender que estamos na ex-Berlim Oriental. Porém, a estação já existia desde 1913 e hoje leva turistas a importantes conexões em Prenzlauer Berg, como o Mauerpark, ou a Kastanienallee, rua de compras do bairro hipster.

5) Paracelsus Bad (U8)

Fonte: Pinterest

A linha U8 do metrô faz uma importante conexão: de Kreuzberg, passando por Mitte e indo até Wedding, bairros mais centrais para os turistas. A estação Paracelsus Bad chama a atenção por seu modernismo: sua construção data de 1987 e nos remete a elementos ligados a termas.

Comentários
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error

Gostou do Destino: Berlim? Que tal nos seguir?