Arquitetura Canal do YouTube História

Viaje na História da Arquitetura de Berlim em nosso YouTube

Não é possível ignorar a monumentalidade dos edifícios das grandes capitais mundiais. Sejam eles de períodos longínquos da História ou da Arquitetura Contemporâneasão eles que nos convidam a passear, descobrir as cidades. O mesmo vale especificamente para a Arquitetura de Berlim. A cidade é uma bela colcha de retalhos do tempo, tendo uma bela mescla de edifícios barrocos, neoclássicos e também modernos ou até mesmo do nacional-socialismo.

Arquitetura de Berlim
Fachada lateral do Miniloft (Foto: My Organic Hunter)

Com o intuito de contextualizar a presença de alguns edifícios marcantes da paisagem urbana de Berlim, resolvemos, portanto, dar início a um documentário sobre a História da Arquitetura de Berlim. Ela não é uma História linear, pois tem como ponto de partida o Modernismo do período de 1918-1933, aproximando-se, com isso, de uma ideia de História mais próxima ao espaço urbano.

Pré-requisitos para entender a Arquitetura de Berlim

Também é importante ter em mente que:

  1. Berlim não era uma cidade super importante na Alemanha no período medieval. Por aqui, portanto, não há catedrais góticas, apenas igrejas.
  2. É a partir de 1701 que Berlim está no mapa geopolítico da Europa como capital do reino da Prússia. Nesse período, a Arquitetura de Berlim vai florescer.
  3. Os bombardeios da Segunda Guerra mais o Muro de Berlim criaram espaços vazios infinitos. A cidade, a partir dos anos 90, virou um oásis para arquitetos.
  4. Há muitas restaurações e cópias pela cidade, sobretudo de edifícios dos séculos 18, 19 e início do século 20.

Boa viagem na História!

Comentários
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error

Gostou do Destino: Berlim? Que tal nos seguir?