História

Mais de 500 mil ciganos foram exterminados pelo nacional-socialismo

Ciganos sendo deportados no sul da Alemanha (Fonte: rothenburg-unterm-hakenkreuz.de)
Ciganos sendo deportados no sul da Alemanha (Fonte: rothenburg-unterm-hakenkreuz.de)

30 de janeiro de 1933: Adolf Hitler ascende ao poder na Alemanha. Deste dia em diante, não somente judeus, homossexuais e comunistas passam a ser perseguidos, humilhados, deportados, colocados em guetos ou campos de concentração e, em muitos casos, mortos pelos nacional-socialistas. A este grupo também pertenciam os ciganos. Para se ter uma ideia da terrível condição de todas as minorias mencionadas na Alemanha nazista, tomemos o ano de 1935: logo depois que as Leis de Nuremberg passam a vigorar, ciganos e judeus passam a ser perseguidos por razões ligadas àquilo que os nazistas chamavam de “raça”. Como consequência, casamentos entre “alemães” e aqueles estavam proibidos. Ciganos também não podiam assumir cargos públicos ou servir o exército. 

Até 1940, boa parte dos que viviam na Alemanha foram deportados e levados para guetos na Polônia já ocupada pelos nazistas sob ordem de um dos homens mais próximos a Hitler, Heinrich Himmler. No ano seguinte, com a chegada das tropas alemãs ao território soviético, uma nova campanha contra os ciganos tem início: já não era mais suficiente trancafiá-los em guetos ou campos, mas sim fuzilá-los, exterminá-los. Esta foi a etapa decisiva para uma mudança drástica nos planos nazistas para ciganos e judeus. Após o encontro dos grandes líderes nazistas em Wannsee, em Berlim, fica decretado que eles devem ser exterminados da face da Terra. A Conferência de Wannsee dava as cartas para aquilo que se convencionou chamar de a “solução final para a questão judaica”. Ela valia, no entanto, também para os ciganos. 

Painel com as regras das Leis de Nuremberg utilizados pelos nazistas para se decidir quem era ou não judeu ou cigano (Fonte: DHM)
Painel com as regras das Leis de Nuremberg utilizados pelos nazistas para se decidir quem era ou não judeu ou cigano (Fonte: DHM)

Entre 1933 e 1945, mais de 500 mil sinti e roma (nomes dados a ciganos na Europa) foram exterminados pelos nazistas. E não pensem que somente adultos eram levados para campos de concentração e, mais tarde, para campos de extermínio, tais como Auschwitz. Crianças também tiveram seus destinos selados pela política racial de Adolf Hitler e seus comparsas. 

Continue acompanhando este artigo em meu próximo post. Nele vou contar como Berlim carrega em sua paisagem urbana os símbolos das feridas causadas pelo Nazismo a tantas vítimas. Como aqui contei um pouco da perseguição aos ciganos, vou aproveitar para falar do Memorial aos Ciganos de Berlim, do artista Dani Karavan

Comentários
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error

Gostou do Destino: Berlim? Que tal nos seguir?