História

Muro de Berlim: veja fotos de 30 anos atrás

Há quase 60 anos, mais precisamente no dia 13 de agosto de 1961, a fronteira entre Berlim Oriental e Berlim Ocidental era demarcada pelo famoso Muro de Berlim. Diferente do que muitos pensam, o Muro de Berlim não foi construído do dia para a noite. Pelo contrário, seu projeto foi se aperfeiçoando com o tempo. 

Fonte: Bundeszentrale für politische Bildung
Fonte: Bundeszentrale für politische Bildung

Veja, por exemplo, como o Muro da Vergonha parecia no ano de sua construção. A foto acima foi tirada na Bernauer Strasse, local onde hoje se encontra o Memorial do Muro de Berlim.

Muro de Berlim
Fonte: Mashable

Agora vamos dar um salto para 1986 e ir até Berlim Ocidental. Comparem a estrutura do muro anterior com este. É ainda o mesmo Muro de Berlim, só que com alguns “complementos” de otimização de controle de fuga. Tipo essa torre de vigilância, que aparecia a cada 300m dos 160 kilômetros de sua extensão.

Curta o Destino: Berlim no Facebook

Muro de Berlim: muito mais que um muro

Fonte: Mashable
Fonte: Mashable

Tente determinar nesta foto o que é Berlim Oriental e Berlim Ocidental. Você deve ter percebido que as partes pichadas do Muro de Berlim ficavam, evidentemente, no lado em que não era proibido pichá-lo, ou seja, Berlim Ocidental. Veja também que, “saltando o muro” em direção a Berlim Oriental, há um terreno baldio com barricadas e torres de vigilância. Essa versão do Muro da Vergonha era mais sofisticada em termos de dispositivos de controle. 

Fonte: Mashable
Fonte: Mashable

Repare que estes turistas sobem numa espécie de palanque para dar uma espiada em Berlim Oriental. Além de verem à esquerda o antigo edifício nazista do Ministério da Aeronáutica, os “curiosos” ainda vêm soldados alemães orientais fazendo vigilância neste terreno baldio entre dois muros. Sim, DOIS MUROS. Este terreno baldio representava o grande perigo do Muro de Berlim, já que adentrá-lo significava ter que lidar com soldados, cachorros, barricadas ou materiais pontiagudos, elementos que dificultavam o desertor de chegar no segundo muro, o que está no primeiro plano da foto.

Fonte: Mashable
Fonte: Mashable

Afinal, o Muro da Vergonha não era tão alto assim. Ou seja, talvez saltá-lo não fosse o grande problema. Mas chegar até ele…

Muro de Berlim
Fonte: Mashable

E não confunda jamais esse importante aspecto: o Muro de Berlim, apesar de percorrer territórios que abrangiam outras cidades da Alemanha, passava muito longe da Alemanha Ocidental.

Fonte: Como Tudo Funciona
Fonte: Como Tudo Funciona

Portanto, o Berliner Mauer, como ele chamado em alemão, não dividia a Alemanha em duas, mas sim circundava Berlim Ocidental por todos os lados, já que esta parte de Berlim era ocupada por britânicos, americanos e franceses. Em outras palavras, dentro do domínio soviético da Alemanha, mais precisamente a Alemanha Oriental, ficava uma ilha “capitalista” chamada Berlim Ocidental, para onde iam todos os descontentes com o regime socialista da DDR (inicias para Alemanha Oriental em alemão).

Se você quiser saber mais sobre o Muro de Berlim e outras histórias da capital alemã e estiver para viajar para cá, entre em contato com o Destino: Berlim e agende um passeio guiado por Berlim. 

Comentários
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error

Gostou do Destino: Berlim? Que tal nos seguir?