Cultura & Arte

Arte contemporânea em Berlim: galerias de Kreuzberg e Charlottenburg

Em post anterior, concentrei-me em dar dicas de galerias de arte em Berlim localizadas no Mitte. Dessa vez, a lista traz as principais galerias de Kreuzberg e Charlottenburg.

Galerias de Kreuzberg

Kreuzberg é o bairro, por excelência, dos boêmios. Com bares e pequenos locais para sair para dançar, além de clubes underground, ótimos restaurantes de todas as partes do mundo e, claro, galerias de arte. Vamos a elas:

1) König Galerie

Galerias de Kreuzberg
Fonte: Art Viewer

Johann König tinha apenas 21 anos de idade quando resolveu abrir essa que é uma das mais badaladas galerias da cidade. Tal precocidade se deve ao fato de que sua família já tem tradição há décadas no ramo. A arte provocativa dos artistas da König Galerie combina bastante com o espírito “rebelde” e “vanguardista” de Berlim.

2) Berlinische Galerie

Galerias de arte em Berlim
Fonte: lab.Bode

A Berlinische Galerie é uma das minhas favoritas da cidade. O fato é que ela combina o melhor da arte contemporânea em sua mostra itinerante, assim como exibe uma bela coleção de artistas alemães modernos, tendo como ponto de partida o ano de 1870. Há, portanto, um pouco do Impressionismo, Expressionismo, arte em tempos de nacional-socialismo e também no novo começo, depois da Segunda Guerra.

3) Galerie Open

Fonte: Galerie Open

Se você é daqueles de prestigiar novos artistas com muito talento, então vale a pena visitar a Galerie Open. O espaço é bastante amplo, com um grande galpão com mezanino e mais um andar subterrâneo. Artistas de Berlim e Nova Iorque destacam-se no espaço criado em 2008.

Galerias de Charlottenburg

Charlottenburg era considerado o centro de Berlim Ocidental quando a cidade era dividida. Diferente de Kreuzberg, não é desses bairros super boêmios e internacionais. É, sem dúvida, burguês e charmoso, assim como onde estão as principais lojas da alta moda em Berlim, por exemplo. Não deixa de ter galerias e, dentre elas, a mais recomendada. Aqui vão elas:

4) CFA

Fonte: CFA

A CFA é a melhor galeria de Berlim. Além de ter um roster dos mais invejáveis, suas exibições temporárias são de tirar o fôlego de qualquer amante de arte contemporânea. Antes, a galeria encontrava-se ao lado da Ilha dos Museus, num prédio construído pelo famoso David Chipperfield. Mudou-se a Charlottenburg, mas não perdeu o status de ser o local de se ver a ponta do sistema da arte contemporânea mundial.

5) Max Hetzler

Fonte: Galerie Max Hetzler

Max Hetzler já era famoso no ramo da arte contemporânea mesmo antes da queda do muro. Vivia em Colônia, mas logo correu para viver na recém-unificada cidade. Para os que se interessam por instalações, a Max Hetzler não pode faltar na lista.

Comentários
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error

Gostou do Destino: Berlim? Que tal nos seguir?