Cultura & Arte

William Kentridge pela primeira vez em exibição em Berlim

"The Refusal of Time" (2012), de William Kentridge (Fonte: Artribune)
“The Refusal of Time” (2012), de William Kentridge (Fonte: Artribune)

O sul-africano William Kentridge é um dos mais conhecidos artistas contemporâneos. Seu trabalho não se resume às Artes Plásticas. Ele também se dedica ao cinema, ao vídeo, sem contar que é um grande “contador de histórias”. Já são mais de três décadas que Kentridge concebe suas obras a partir de diferentes suportes artísticos e pela primeira vez o conjunto de sua obra interdisciplinar está sendo exibida em Berlim.

No centro de sua forma de pensar a Arte está o trabalho pictórico. Trata-se, sem dúvida, do ponto de partida para a exibição do Museu Martin Gropius Bau, cuja curadoria é atribuída a Wulf Herzogenrath. O espectro das obras apresentadas vai desde desenhos para seu filme de animação em homenagem a um dos primeiros cineastas da História, Georges Méliès, seu Drawings for Projection (1989-2011) até os monumentais frisos cinematográficos de More Sweetly Play The Dance (2015) ou então a incrível instalação The Refusal of Time (2012), que esteve em exibição no documenta em 2012, em Kassel.

Gravuras de Goya, Dürer ou Hopper também são fontes de inspiração para o trabalho de Kentridge e justificam alguns de seus esboços, colagens ou quadros, que em geral são concebidos através de diferentes media.

As obras de Kentridge ficam até 21 de agosto em Berlim

O Museu Martin-Gropius-Bau fica próximo ao Senado (o Bundesrat), assim como de um fragmento do Muro de Berlim (Fonte: Radio Eins)
O Museu Martin Gropius Bau fica próximo ao Senado (o Bundesrat), assim como de um fragmento do Muro de Berlim (Fonte: Radio Eins)

A exibição NO IT IS !, de William Kentridge, teve início no dia 12 de maio e vai até 21 de agosto deste ano no Museu Martin Gropius Bau, edifício construído em 1881 cujo nome se refere a um dos tios de Walter Gropius, figura expoente da Escola de Bauhaus de Arquitetura. Com 11€ é possível contemplar o melhor da obra do sul-africano, que, além de ter estudado Arte e Teatro, também se aventurou nas Ciências Políticas e na Africanística.

Eu estive em Kassel, no documenta em 2012, e posso afirmar: Kentridge é fascinante. Se você estiver por Berlim neste período, não deixe de visitar o belo Martin Gropius Bau. O mais interessante é que ele funciona de quarta à segunda, ou seja, fica fechado na terça-feira.

Comentários
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error

Gostou do Destino: Berlim? Que tal nos seguir?