Cultura & Arte

Gemäldegalerie é um dos principais museus em Berlim e na Alemanha

Lucas Cranach - "Der Jungbrunnen" ou "A Fonte da Juventude" (1546)
Lucas Cranach – “Der Jungbrunnen” ou “A Fonte da Juventude” (1546)

Nesses tempos de frio, divertir-se em Berlim passa por uma transformação: de passeios em parques, caminhadas e perambulações pela cidade ou ainda baladas em jardins, a opção passa a ser atrações indoor. A cidade é bem provida de baladas para quem gosta de ouvir música eletrônica. Os parques ficam inviáveis, mas em seu lugar nada melhor que visitar museus e galerias. Eu posso lhes garantir que diversão para vários dias é o que não faltará. Alguns museus já tiveram destaque aqui em nosso site. São os casos do Museu de Pérgamo ou o Hamburger Bahnhof

Dessa vez o destaque fica para, a meu ver, um dos mais interessantes museus de Berlim: a Gemäldegalerie ou, em português, a Galeria Nacional de Pinturas. O edifício em si é do ano de 1998 e fica no Fórum de Cultura, não muito longe do Sony Center, da Filarmônica e do Parque Tiergarten. Já a bela coleção de obras-primas congrega quadros que datam do século 13 ao 18. Só para se ter uma ideia do naipe das pinturas, aqui alguns nomes que não lhe são estranhos: Jan van Eyck, Pieter Bruegel, Albrecht Dürer, Rafael Sanzio, Tiziano, Caravaggio, Peter Paul Rubens, Rembrandt und Jan Vermeer van Delft.

Galeria reúne aquisição dos antigos monarcas da Prússia

Desde o final do século XVII, obras de arte passaram a ser compradas pelos Hohenzollern, a família que governou a Prússia até 1918. O grande destaque entre os compradores é, sem dúvida, Frederico II, também conhecido como o Rei Filósofo. Boa parte das obras da Gemäldegalerie ficava exposta no atual Museu Antigo, o primeiro museu da Alemanha datado de 1828. Com a construção do Bode Museum, muitas das obras deslocaram-se para este. Com o fim da Segunda Guerra e a consequente divisão da cidade, as obras espalharam-se pelo Bairro Mitte. É em 1998 que uma das mais importantes coleções de pintura do mundo foi transferida para o belo edifício já mencionado.

O interessante é que, por ser um museu novo e um pouco afastado da Ilha dos Museus, a Gemäldegalerie não recebe tantos visitantes. Sem dúvida, uma grande vantagem para aqueles turistas que preferem não se debater com tanta gente querendo ver uma obra famosa ou outra. Eu, particularmente, sugiro uma visita à Galeria Nacional de Pinturas. Ela fica fechada às segundas-feiras, mas está aberta de terça à sexta das 10 às 18 horas, e de sábado e domingo, das 11 às 18 horas. O ingresso custa 10 euros.

Bom passeio!

Comentários
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error

Gostou do Destino: Berlim? Que tal nos seguir?