Cultura & Arte

Festival de Cinema de Berlim acontece entre os dias 11 e 21 de fevereiro

Isabelle Hupert estrela o franco-alemão "Things to Come" (Fonte: Berlinale)
Isabelle Hupert estrela o franco-alemão “Things to Come” (Fonte: Berlinale)

Aos aficionados em cinema e viajantes passando por Berlim entre os dias 11 e 21 de fevereiro: é tempo de Berlinale, o Festival Internacional de Cinema de Berlim, que chega a sua 66a. edição. São dezenas de salas de cinema por toda a capital alemã trazendo o que há de melhor na produção cinematográfica mundial. A entrega do Urso de Ouro de melhor filme acontece no dia 21, no Berlinale Palast, na Praça Marlene Dietrich, que fica muito próxima do Sony Center. Esse ano é nada mais, nada menos, Meryl Streep a presidenta do júri do festival que já consagrou dois filmes brasileiros, “Central do Brasil”, de Walter Salles, (1998) e “Tropa de Elite”, de José Padilha (2008). Outro destaque dentre os jurados é o ator britânico Clive Owen.

Os Ursos de Ouro e Prata serão dados para dois dos 18 filmes da competição principal do festival. Alguns filmes têm diretores conhecidos dos brasileiros: Jeff Nichols dirige “Midnight Special”, o dinamarquês do Dogma, Thomas Vinterberg, aporta com seu “The Commune” e André Téchiné compete com “Being 17”. Portugal integra a lista dos Top 18 com o filme de Ivo Ferreira, “Cartas da Guerra”.

Scarlett Johansson está em "Hail, Caeser", dos irmãos Coen (Fonte: Berlinale)
Scarlett Johansson está em “Hail, Caeser”, dos irmãos Coen (Fonte: Universal Pictures)

Apesar do Brasil estar fora da competição principal, três filmes aparecem listados na mostra Panorama: “Antes o tempo não acabava”, de Sérgio Andrade e Fábio Baldo, “Mãe só há uma”, de Anna Muylaert e o documentário “Curumim”, de Marcos Prado.

Para quem estava ansioso por ver as novas produções de Ethan e Joel Coen e do ótimo Spike Lee, Berlim exibe, respectivamente, “Hail, Caesar!” e “Chi-Raq”, tanto no Berlinale Palast, como também no incrível e belo Friedrichstadt Palast. Eu não perderia uma exibição destes teatros. Sugiro também a compra de ingressos do festival no site oficial da Berlinale, pois assim evitam-se filas, que podem ser longas e demoradas. É neste site também que são informados preços e a programação completa do Festival de Berlim.

Bom filme!

Comentários
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error

Gostou do Destino: Berlim? Que tal nos seguir?