Arquitetura

Igreja de São Nicolau: a primeira igreja de Berlim

Fonte: Museumsportal Berlin
Fonte: Museumsportal Berlin

Em post anterior, comentei que Berlim e Potsdam oferecem aos olhos dos seus visitantes belos monumentos, cujos nomes são iguais. É o caso do Portão de Brandemburgo e da Igreja de São Nicolau. Resolvi, então, escrever um post sobre a sua correlata de Berlim, a mais antiga dentre as igrejas em Berlim. Ela é, inclusive, a que dá o nome para o bairro que a rodeia, o famoso Nikolaiviertel ou Bairro de São Nicolau. Sua construção, cujo início remonta a década de 30 do século XIII, tem grande importância para Berlim, pois coincide com a data de concessão do status de cidade à atual capital alemã. Mas fiquem atentos à foto anexada a este post e vejam que o fundamento da igreja é feito de pedra. E pasmem: ele fazia parte da basílica românica que precedeu a igreja que passou a ser construída em 1230. Sim, este fundamento resistiu a reformas e até mesmo aos bombardeios da II Guerra Mundial!

Por conta de uma escavação dos anos 50, um cemitério cristão foi encontrado sob os fundamentos da antiga igreja de pedra. Em escavações posteriores datadas de 1980 e 2004, esqueletos de habitantes anteriores à fundação da cidade foram descobertos. Tudo indica que se tratam dos primeiros desbravadores da região, os quais teriam vindo de Niederrhein e outras localidades e naquele terreno pantanoso teriam construído suas casas de madeira, casas de comércio e igreja: todos presumivelmente feitos de madeirame. Estes habitantes eram devotos do padroeiro dos comerciantes, São Nicolau de Mira.

Mas não pensem que as cúpulas gêmeas que estão acima deste fundamento de pedra são tão antigas. Como muitas igrejas europeias, a Igreja de São Nicolau é uma bela obra do tempo, em que diferentes épocas e escolas arquitetônicas se imiscuem.

Igreja foi reformada ao longo de seus quase 800 anos

Fonte: BZ
Fonte: BZ

As cúpulas, por exemplo, são de 1876. Mas há muito o que ver da igreja que foi reformada em 1260 e depois em 1470: é o caso de suas colunas agrupadas e pintadas de cinza e das quais se levantam sustentáculos para a abóboda feitos de tijolos. A sensação do século XIV foi a construção do deambulatório da igreja. As capelas laterais, as quais abrangem todo o interior da igreja, eram utilizadas como altares adjacentes durante a Idade Média e apenas depois da Reforma Protestante passaram a ter a função de sepulturas de importantes habitantes de Berlim. Os magníficos epitáfios barrocos, as esculturas fúnebres e as grades de ferro são as obras de arte mais significativas da igreja.

Na construção atual, um dos átrios originais foi transformado numa capela barroca, enquanto que o outro mantém a mesma aparência que tinha no século XIII.

Por fim, vale citar o nome do primeiro pregador da Igreja de São Nicolau, um homem de nome Symeon. Ele chega a ser tão importante que seu nome consta nos primeiros documentos históricos em que Berlim é mencionada.

A Igreja de São Nicolau fica aberta entre 10 e 18 horas e para visitá-la você terá que desembolsar apenas 5 euros. Visitantes com até 18 anos não pagam e idosos pagam 3 euros.


Exibir mapa ampliado

Comentários
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error

Gostou do Destino: Berlim? Que tal nos seguir?