Dicas e Informações Úteis

Reichstag: de sua etimologia e como visitá-lo

Bundestag3
Vista da fachada principal do Reichstag (Fonte: Die Welt)

Não é das coisas mais corriqueiras um turista se perguntar pela etimologia de uma palavra. Nem mesmo quando ela se refere a um famoso ponto turístico, quer dizer, um monumento ou um edifício. Mas o turista (e eu já fui um na cidade em que me tornei guia), depois de aprender algumas palavrinhas na língua local (estamos falando de viagens a países em que o português não é falado e, no caso aqui, de Berlim) pode estranhar alguns termos ou se perguntar de sua origem. Um exemplo bem trivial: por que Manhattan se chama Manhattan? Já parou para pensar?

Pois bem: eu acabei “encasquetando” com a palavra que se refere ao Parlamento alemão na língua local… Para quem não sabe, ei-la: Reichstag. Primeiramente, tive que aprender que aquelas super longas palavras alemãs, tipo Arbeitsunfähigkeitsbescheinigung (o nosso famoso atestado médico) nada mais são do que um composto de diferentes palavras. No caso, Reichstag é a junção de Reich (império) e Tag (dia, dieta). O “s” entre as palavras faz a vez dos nossos “de/do/da”. Resumindo, Reichstag quer dizer “dia ou dieta do império”.

Depois, descubro que o Parlamento alemão não se chama mais Reichstag, mas sim Bundestag. De estranha, a palavra passa a ser até mesmo ser engraçada para os lusófonos. Mas Bund quer dizer, na verdade, outra coisa: federação. Tudo fica muito claro: Bundestag quer dizer o dia da federação, mais precisamente da República Federativa da Alemanha.

O Terceiro Reich foi precedido por dois outros impérios

Por que Reich? Porque a atual Alemanha já foi duas vezes, ou melhor, três vezes Reich. O Primeiro Império durou quase oito séculos: estou me referindo ao Sacro-Império Romano-Germânico, que ruiu com as invasões napoleônicas em 1806. O Segundo Império é decorrente da unificação alemã de 1871, obra do grande estadista Otto von Bismarck e que também ruiu com a derrota na I Guerra, em 1918. E o Terceiro Império, mais conhecido entre nós por Terceiro Reich, refere-se ao período em que Hitler esteve no poder: entre 1933 e 1945. Com a derrota nazista na II Guerra e a decorrente reconstrução da democracia alemã, o termo “federação” passa a ser diferencial para aquele projeto. Daí então o Reichstag passar a ser chamado de Bundestag.

Dia ou dieta? As confusões germânicas em relação ao latim

Bundestag2
Parlamentares deliberando (Fonte: Schnurstracks)

E por que Tag, dia, dieta? A Enciclopédia Britânica em seu Volume 8 esclarece: a palavra “dieta” vem do grego δίαιτα, que em latim vai dar em diaeta. E diaeta quer dizer “modo de vida” ou “modo de vida prescrito, sugerido”. Na verdade, uma dieta ou um regime referem-se justamente a um modo de vida a ser seguido porque foi prescrito por um médico, por exemplo. E o mais interessante é saber que “regime” também pode ser associado a um governo, como em “o regime nazista”. Em suas variações, diaeta em grego torna-se o verbo διαιτᾶν, que significa “regular”, “criar regras” ou ainda “espaço fechado, assembleia”. Mas pensem que o latim chegou em terras germânicas e foi, digamos, “mal compreendido”. Não foi difícil os povos germânicos, afastados do contato direto com os romanos, confundirem o latim diaeta com dia. Por isso que a palavra Tag pode ser traduzida de ambas as formas. E surpreendam-se: como os alemães faziam suas assembleias em meio a banquetes, também não foi dos fatos mais inusitados a confusão entre comer (dieta tem tudo a ver com comer nos dias de hoje) e decidir pelo futuro de um aglomerado político.

Para visitar o Reichstag, é necessário cadastrar-se

Sobre a cúpula do Reichstag e seus 230m de perímetro, o turista tem uma vista panorâmica de Berlim (Fonte: Der Spiegel)

Já que comer e decisão de parlamentares podem ter tudo a ver, tenho uma dica aos que querem visitar o Bundestag em Berlim: primeiro, não pense que a visita pode ser feita espontaneamente. Devido à grande demanda, você terá que se registrar e esperar por uma resposta positiva para conseguir agendá-la.

Suponhamos que a resposta seja negativa: não se desespere. A dica é reservar uma mesa no restaurante que funciona no Parlamento, o Käfer. Problema resolvido, nada de frustração. Pelo contrário, sentar-se à mesa no Käfer talvez lhe trará a sensação de co-participar da construção da democracia alemã.

Tudo isso devido à genialidade de Sir Norman Foster, o arquiteto inglês responsável pela nova cúpula do Reichstag (1999). O inglês quis representar a democracia na disposição espacial de seu edifício: na cúpula, ao alto, onde se veem pessoas caminhando e vislumbrando a cidade de Berlim, está o povo, o soberano. Na base desta cúpula, no andar térreo do Parlamento, é possível ver os parlamentares alemães decidindo o futuro da nação.

Para os que se sentam à mesa do refinado restaurante, até pode valer a famosa estrofe de Gil e Caetano: “mas as pessoas na sala de jantar são ocupadas em nascer e morrer”. Mas no Parlamento alemão não se discute o pão e o circo que deve ser dado ao povo para distrai-lo das decisões políticas. Ali é que a democracia realmente é consolidada!

Se você estiver por Berlim e quiser saber mais sobre o Parlamento, por que não nos aciona? Teremos o maior prazer de contar sobre este belo edifício e muito mais.


Exibir mapa ampliado

Comentários
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error

Gostou do Destino: Berlim? Que tal nos seguir?