Berlim é um grande celeiro da Arte. De Mitte, passando por Wedding até chegar a Charlottenburg ou Spandau, de Dahlem até Friedrichshain, Kreuzberg ou Neukölln e até mesmo Lichtenberg ou Köpenick: em nenhuma outra cidade do mundo há tantos artistas e galerias de todas as cores e estruturas.
O número exato de galerias em Berlim só pode ser estimado de forma aproximada: este número fica próximo dos 800. Sem contar que outras formas de cooperação entre artistas podem ser mencionadas: cooperativas, pequenos grupos que trabalham como associação de produtores liberais ou ainda as off-galerias, que são algo como plataformas anárquicas e temporárias da cena artística da cidade.
Enfim, Berlim vive hoje o que cidades como Nova Iorque ou Londres experimentaram no passado. Só para se ter uma ideia, mais de 30 mil artistas do mundo todo vivem e trabalham (ou estudam algo relacionado a Arte) na capital alemã. Com tantos galeristas – alguns deles renomados ou outros que ainda não são conhecidos do público – Berlim é, de forma incontestável, uma das capitais da Arte no mundo.
Os galeristas locais já sabiam disso há alguns anos, mais precisamente há doze. Foi quando resolveram criar a Gallery Weekend Berlin, que acontece novamente entre os dias 29 de abril e Primeiro de Maio. O fato é que depois de tantos anos, a Gallery Weekend tornou-se acontecimento imperdível no calendário mundial da Arte. O mais interessante dessa história: trata-se de uma “feira” sem qualquer fomento estatal ou patrocínio de empresas.
Mas não pensem que o moto da Gallery Weekend é especular com obras de arte milionárias de gente como Pollock, Picasso ou Gerhard Richter. Pelo contrário, são jovens e talentosos artistas, muitas vezes pouco conhecidos do público, que roubam a cena.
São muitas as galerias engajadas neste belo projeto, mais precisamente 54. Como não será possível dar destaque para todas aqui no espaço do Destino: Berlim, resolvi citar alguns locais que merecem sua visita neste fim de semana:
- NEU e Plan B: as duas galerias cooperam para receber o artista romeno Victor Man. A NEU fica na Linienstrasse, 119 e a Plan B fica na Potsdamer Strasse 77. Esta última, portanto, fica bem perto de várias atrações já citadas aqui no Destino: Berlim.
- Carlier Gebauer: bastante conhecida na cidade e não muito longe do Checkpoint Charlie, a Carlier Gebauer recebe obras de Iman Issa. A galeria fica na Markgrafenstrasse 67.
- KEWENIG: dá espaço para o trabalho de Ghada Amer. A KEWENIG fica na Brüderstrasse, 10.
- CFA: com edifício concebido por David Chipperfield, a CFA fica bem em frente ao Neues Museum (o Museu Novo), onde se encontra o busto de Nefertiti. A CFA exibirá obras de Gert & Uwe Tobias e de Christian Rosa. Seu endereço: Am Kupfergraben, 10.
- Konrad Fischer: de todas as galerias que citei, a Konrad Fischer é a única que fica em Kreuzberg. A artista com destaque no fim de semana prolongado é Alice Channer. A Konrad Fischer fica na Lindenstrasse, 34-35
Só posso desejar-lhes um ótimo fim de semana repleto de sublimes, belas e arrebatadoras obras de arte.
Fonte: Berliner Zeitung