Restaurantes alemães típicos, mais precisamente de culinária bávaro-vienense, são coisa que não falta em qualquer cidade alemã. Berlim não é exceção, apesar da cidade não ter nada a ver com a Baviera ou com a Áustria (Berlim foi a capital da extinta e expansionista Prússia).
O fato é que em qualquer esquina é possível encontrar restaurantes alemães, ou os Gasthaus, e saborear um suculento Eisbein (o tal do joelho de porco), uma bela salsicha, seja ela da Turíngia ou de Nuremberg, ou ainda um Schnitzel (vitelo empanado à moda vienense).
Em geral, tais restaurantes são concebidos espacialmente para receber muita gente. Ou seja, para quem está interessado em comer boa comida alemã e ainda ter um momento mais relaxante, sem muita “gritaria” ao redor, eu não recomendaria restaurantes do tipo. Aos que se interessam, não se preocupem: vou postar uma lista deles em artigo futuro.
Falemos, portanto, de um restaurante alemão em que reina a “paz”, o Schnitzel é considerado o melhor da cidade, um dos pratos mais badalados é um black pudding (linguiça de sangue) imperdível e os vinhos são de ótima qualidade. Sem contar que um sommelier fica à disposição para sugerir as melhores combinações de vinho com os pratos da casa. Seu nome: Lutter & Wegner. São três restaurantes na cidade, sendo que dois recebem meu destaque por estarem em locais muito belos a serem visitados.
Talvez o mais interessante para o almoço seja o da Praça da Gendarmeria, enquanto que para o jantar, o Lutter & Wegner da Potsdamer Platz é mais charmoso, sobretudo porque faz parte de uma antiga ruína de guerra, o Salão do Imperador, hoje “acoplada” ao belo Sony Center. De qualquer maneira, a despeito da bela paisagem ao redor, eu posso garantir: o Lutter & Wegner é daqueles restaurantes de se visitar quando o assunto é comida alemã típica feita e servida de forma sofisticada.