Compras

Compras em Berlim: quais são as principais lojas de departamento?

Em post anterior sobre compras em Berlim, acabei destacando a prática de se fazer compras nas ruas. Os shopping centers existem em Berlim, mas eu diria que não se comparam com alguns brasileiros. Pois bem, hoje, antes de dar atenção aos grandes centros de compras, vou dedicar este post a algumas lojas de departamento que merecem ser visitadas. Duas delas existem não somente em Berlim, mas em qualquer cidade da Alemanha. As outras duas são exclusivas da capital alemã. Vamos lá:

KaDeWe

compras em Berlim
Foto: BZ Berlin

Uma primeira informação: esta palavra acima é a abreviação de Kaufhaus des Westens, em português: Casa de Compras do Ocidente. Já o nome indica que a KaDeWe (pronuncia-se cadevê) fica em Berlim Ocidental, mais precisamente em Charlottenburg. Engana-se, no entanto, quem pensa que a maior loja de departamentos do continente europeu (estou excluindo desta as Ilhas Britânicas) só existe na parte ocidental de Berlim depois que a cidade foi dividida em setores capitalistas e socialistas. Trata-se, na verdade, de um shopping inaugurado em 1907, período em que a Alemanha vivia seu boom industrial e era, na era do imperador Guilherme II, a maior potência europeia. O fato é que o edifício, de sete andares, é dos mais suntuosos e ali você vai encontrar de tudo, principalmente quando o assunto for cosméticos e as grandes grifes.

Se você vai guardar um dia para fazer compras em Berlim, eu sugiro que comece lá pelas 10 da manhã na KaDeWe. Na hora do almoço, suba até o sexto ou sétimo andares e almoce por ali mesmo. O sexto andar é de delicatessen, enquanto que no sétimo há um belo buffet lhe esperando. A hora da digestão pode ser feita na Kurfürstendamm (a Ku’Damm), rua repleta de lojas e a qual foi mencionada no post inicial desta série.

A KaDeWe fica na Tauentzienstraße 21-24, em Berlim Ocidental.

Karstadt

Eu sempre associo a Karstadt mais a uma loja especializada em acessórios esportivos do que a uma loja de departamentos. Porém, a Karstadt realmente é uma loja de departamentos. Inclusive, é bom ressaltar: o grupo Karstadt é também o que administra a KaDeWe. A diferença entre uma loja e outra fica nas marcas oferecidas e, claro, nos preços: a Karstadt tem artigos mais baratos… Como eu disse, vale a pena usá-la como referência para compra de materiais esportivos. Sei que muitos brasileiros interessam-se por comprar camisetas de times de futebol alemães. Melhor lugar para isso, impossível.

A Karstadt mais conveniente para os turistas brasileiros fica na Kurfürstendamm 231, ou seja, na rua mais badalada da cidade quando o assunto são compras em Berlim.

Galeria Kaufhof

Foto: RBB
Foto: RBB

A Galeria Kaufhof é, junto com a Karstadt, daquelas lojas de departamento que se encontram em todas as cidades alemãs. Acredito que a disposição dos departamentos da Kauhof me fazem associar a esta loja o termo que dá o título deste post. Daí minha fixação à ideia de que a Karstadt é apenas uma loja de acessórios esportivos. Porque na verdade na Galeria Kaufhof você também encontrará acessórios esportivos… Como a Karstadt, trata-se de um conjunto de artigos mais acessíveis. No entanto, eu acho a Kauhof mais chique. Diria que é um El Corte Inglés (a loja de departamentos espanhola) mais refinado.

A Kauhof mais estratégica fica na Alexanderplatz 9. O bom é que nesta mesma praça tem-se acesso a farmácias, como a DM, ou a uma das grandes cadeias de eletro-eletrônicos da cidade, a Saturn. Melhor ainda: a Alexanderplatz fica pertíssimo do centro velho da cidade, ou seja, nada longe da bela Unter den Linden.

Galeries Lafayette

Foto: Kauperts
Foto: Kauperts

Por que uma loja de departamentos francesa em território alemão? É que em Berlim existe uma área que já foi habitada por muitos franceses, mais precisamente huguenotes que fugiam da perseguição católica empreendida na França no início do século XVIII. Esta área, hoje pertecente ao Bairro Mitte, pode também ser chamada de Bairro Francês. Não muito longe das Galeries Lafayette está a bela praça Gendarmenmarkt (a Gendarmeria). Ao redor desta praça há ótimos restaurantes. Por aí estão espaços dos quais já falei aqui no blog, mais precisamente a chocolateria Rausch & Fassbender ou ainda um pequeno shopping, o Quartier 206.

Sugestão: não deixe de visitar o andar subterrâneo do Quartier 206, contemplar a bela escadaria de Ieoh Ming Pei e chegar, através de uma passagem, no departamento de delicatessen das Lafayette.

As Galeries Lafayette ficam na Friedrichstraße 76-78.

O próximo e último post desta série será sobre os shopping centers!

Boas compras!

Comentários
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error

Gostou do Destino: Berlim? Que tal nos seguir?