O verão parece ter chegado mais cedo em Berlim. Essa semana promete temperaturas próximas a 30 graus Celsius. Eu, particularmente, nunca, nos meus quase 9 anos de Alemanha, tinha vivido dias de maio tão quentes. O fato é que os parques nos convidam a visitá-los nestes dias tórridos. Há tantos parques em Berlim e Potsdam que quem vive aqui nem sabe para onde ir. Aqui no Destino: Berlim vou sugerir o mais famoso dos parques de Berlim, o Tiergarten (traduzindo livremente para o português: Jardim dos Animais), algo como o Central Park berlinense. Mas o que me leva a sugerir este belo parque de Berlim, com seus 220 hectares de extensão traduzidos em 3km x 1km e que já é referência na cidade desde os anos de Frederico II, no século XVIII?
No Tiergarten, você vai se sentir em um bosque natural. Afinal, seu principal paisagista, o Burle Marx alemão do século XIX, Joseph Lenné, concebeu-o em 1818, a pedido do grande arquiteto e seu contemporâneo Karl Friedrich Schinkel, a partir dos princípios do paisagismo inglês.
Apesar do predomínio inglês no paisagismo, você não deixará de perceber “grandes resquícios” do paisagismo barroco do século XVIII e sua característica intervenção por meio de formas geométricas na natureza. É o caso da “Grande Estrela”, ou Grosser Stern, onde se encontra a bela…
Coluna da Vitória!
A Grande Estrela nos conduz, a partir de um de seus eixos, a esta beleza arquitetônica do final do século XVIII, atual residência do presidente da República Federal da Alemanha, o Palácio da Bela Vista (Schloß Bellevue).
Oscar Niemeyer está no Tiergarten
Ou então a apenas ao espaço em que se encontram edifícios da Interbau, com destaque para o belo prédio concebido por nada mais, nada menos que Oscar Niemeyer!
Caminhar pelo Tiergarten é também descobrir, em meio às arvores e lagos, belas esculturas, como essa da rainha Luise, esposa de Frederico Guilherme III e contemporânea das vitórias da Prússia contra Napoleão nos idos de 1813.
Ou então esculturas que simbolizam e legitimam as guerras da Prússia para a unificação alemã de 1871.
Há, também, belas pontes sobre os pequenos lagos.
E depois de tanto andar, você merece sentar para tomar uma bela cerveja e comer uma linguiça num Biergarten, como o Café am Neuen See.
Sem dúvida há muito mais para se ver no Tiergarten. Espero, portanto, ter despertado em você, leitor, visitante ou morador de Berlim, a vontade de caminhar por este que é um dos parques mais belos de Berlim e descobrir o que não foi possível publicar neste artigo.