Um dos meios de transporte mais utilizados aqui em Berlim é a bicicleta. É, também, um dos mais vulneráveis a roubo, senão o mais. Só no ano passado, aproximadamente 26 mil bikes foram roubadas. Apesar disso, o berlinense não perde a esportiva e até faz piada da situação. Onde encontrar as tais bicicletas roubadas? No Mauerpark! Em bom português, o Parque do Muro de Berlim. Construído na divisa entre Berlim Oriental e Ocidental, mais precisamente entre os bairros Prenzlauer Berg e Wedding, por onde passava o Muro de Berlim, o parque celebra o fim da divisão da cidade, o que os alemães chamam de Wendezeit (algo como “a época das mudanças”).
De belo eu diria que ele não tem nada. Não chega aos pés de um Tiergarten da vida, por exemplo. Porém, tem um dos mercados de pulgas mais famosos de Berlim. O mercadinho do Mauerpark é interessante porque ali é possível encontrar não só as tais das bicicletas roubadas por preços bem generosos, mas também mobiliário retrô da antiga Alemanha Oriental, peças que remontam à era nazista ou ainda roupas vintage. O que eu sugiro é BARGANHAR :).
Karaokê do Mauerpark é sinônimo de diversão
Um currywurst ou algum steak ao som de boa música eletrônica na “praça de alimentação” é imperdível. Para terminar o passeio pelo parque, o melhor é se divertir com o karaokê que acontece no teatro de arena, local onde justamente ficava a linha da morte do Muro, e que reúne milhares de pessoas. Eu já adianto: é diversão garantida. Sem contar que, diferente de ser algo ligado à morte, é um momento de celebrar a vida.
O Mercado de Pulgas do Mauerpark acontece todo domingo das 8h00 às 18h00 durante o verão. No inverno, o dia termina com o pôr-do-sol, que pode ser lá pelas 16h00, dependendo de quando você vem visitar a cidade.
Eu não poderia acabar este post sem deixar um teaser do Bearpit Karaoke do Mauerpark. No vídeo abaixo, uma performance um tanto inusitada ao som da bela canção que também foi interpretada pelo “berlinense” e saudoso David Bowie, “Across the universe”. Boa diversão!