História

David Bowie e Berlim

Há poucos dias, David Bowie, que acabara de completar 69 anos, deixou-nos. A comoção coletiva é ainda tão grande que chega a surpreender. O Camaleão foi inovador desde seu primeiro até seu último álbum. Assistindo retrospectivamente ao vídeo de “Lazarus”, uma das canções de seu recém lançado projeto, Black Star, fica claro que o ídolo inglês transformou sua despedida deste mundo em obra de arte. 

Bowie1
Davide Bowie e Berlim através da música: o Muro de Berlim figurou em uma de suas canções

Parece estranho prestar homenagem a David Bowie aqui neste blog. No entanto, se existe uma cidade que chora sua perda é, sem dúvida, Berlim. A relação de David Bowie e Berlim é bastante intensa. Para quem não sabe, o cantor viveu na cidade entre os anos de 1976 e 1979, mais precisamente no primeiro andar de um prédio da Hauptstrasse, número 155, em Schöneberg, na então Berlim Ocidental. Foi neste período que Bowie compôs uma de suas mais famosas canções: “Heroes”.

Bowie cantava que Berlim era “uma cidade cheia de bares para pessoas tristes e desapontadas”, uma Berlim envolta num muro e que já não existe mais. Bares ainda existem, e muitos. Mas hoje a capital alemã é cheia de gente dinâmica, melhor remunerada e cheia de energia para criar. Não que o vanguardismo da cidade, que eu creio ser congênito, não existisse nos anos de sua divisão. Mas é que hoje Berlim realmente tornou-se a capital cultural da Europa. Há quem a chame da Nova Iorque europeia, antes de Rudolph Giuliani, claro.

O prédio onde Bowie morou ainda existe e abriga no térreo uma autoescola. Diga-se de passagem, é muito comum que condomínios na Alemanha não sejam envoltos por grades e não tenham um porteiro para anunciar um visitante a um certo morador. Há quem diga que ainda nos anos 80, quando o inglês já tinha deixado a cidade, muitos de seus fãs locais e os turistas, claro, visitavam o prédio. Pelo que eu sei, hoje, se isso acontece, é algo raro. No máximo, há um café ao lado que presta homenagens à passagem de Bowie pela cidade.

Há 3 anos, David Bowie voltava a cantar Berlim. A canção emociona pelo tom nostálgico e as imagens exibem o rosto de Bowie fazendo parte de um animal empalhado, sentado num ateliê ao lado de uma mulher que acompanha o cantor dublando a canção. As imagens de Berlim não se restringem aos locais próximos à rua em que Bowie viveu. Embora Bowie cite a famosa loja de departamentos KaDeWe ou mesmo a Potsdamer Platz, o vídeo traz imagens da Berlim que ficava “atrás do muro”, a Berlim “comunista”.

Se você ainda não visitou Berlim, aproveite para ver algumas imagens da cidade através do vídeo a seguir. E se você está vindo para cá, saiba que teremos o prazer de lhe mostrar muito mais dessa cidade em que David Bowie não poderia ter deixado de viver.

Comentários
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error

Gostou do Destino: Berlim? Que tal nos seguir?