Em post anterior, concentrei-me em dar dicas de galerias de arte em Berlim localizadas no Mitte. Dessa vez, a lista traz as principais galerias de Kreuzberg e Charlottenburg.
Galerias de Kreuzberg
Kreuzberg é o bairro, por excelência, dos boêmios. Com bares e pequenos locais para sair para dançar, além de clubes underground, ótimos restaurantes de todas as partes do mundo e, claro, galerias de arte. Vamos a elas:
1) König Galerie
Johann König tinha apenas 21 anos de idade quando resolveu abrir essa que é uma das mais badaladas galerias da cidade. Tal precocidade se deve ao fato de que sua família já tem tradição há décadas no ramo. A arte provocativa dos artistas da König Galerie combina bastante com o espírito “rebelde” e “vanguardista” de Berlim.
2) Berlinische Galerie
A Berlinische Galerie é uma das minhas favoritas da cidade. O fato é que ela combina o melhor da arte contemporânea em sua mostra itinerante, assim como exibe uma bela coleção de artistas alemães modernos, tendo como ponto de partida o ano de 1870. Há, portanto, um pouco do Impressionismo, Expressionismo, arte em tempos de nacional-socialismo e também no novo começo, depois da Segunda Guerra.
3) Galerie Open
Se você é daqueles de prestigiar novos artistas com muito talento, então vale a pena visitar a Galerie Open. O espaço é bastante amplo, com um grande galpão com mezanino e mais um andar subterrâneo. Artistas de Berlim e Nova Iorque destacam-se no espaço criado em 2008.
Galerias de Charlottenburg
Charlottenburg era considerado o centro de Berlim Ocidental quando a cidade era dividida. Diferente de Kreuzberg, não é desses bairros super boêmios e internacionais. É, sem dúvida, burguês e charmoso, assim como onde estão as principais lojas da alta moda em Berlim, por exemplo. Não deixa de ter galerias e, dentre elas, a mais recomendada. Aqui vão elas:
4) CFA
A CFA é a melhor galeria de Berlim. Além de ter um roster dos mais invejáveis, suas exibições temporárias são de tirar o fôlego de qualquer amante de arte contemporânea. Antes, a galeria encontrava-se ao lado da Ilha dos Museus, num prédio construído pelo famoso David Chipperfield. Mudou-se a Charlottenburg, mas não perdeu o status de ser o local de se ver a ponta do sistema da arte contemporânea mundial.
5) Max Hetzler
Max Hetzler já era famoso no ramo da arte contemporânea mesmo antes da queda do muro. Vivia em Colônia, mas logo correu para viver na recém-unificada cidade. Para os que se interessam por instalações, a Max Hetzler não pode faltar na lista.