Restaurantes

Cocolo é referência em Berlim quando o assunto é sopa ramen

Fonte: Kuchi.de
Fonte: Kuchi.de

Você já ouviu falar de ramen, uma sopa japonesa cujo caldo é feito da fervura da carcaça de frango, porco ou boi com um refogado de cebolinha e gengibre e ainda temperado com sal, shoyu ou missô? Ela vem decorada com verduras, legumes e pedaços das referidas carnes acima. Se você ainda não sabe do que se trata, esta próxima informação vai deixar tudo mais claro: seu nome também é lamen, o que nos remete ao famoso macarrão japonês que todo estudante universitário morando longe da família come, ou seja, o miojo-lamen. Aliás, o ramen tem este macarrão em sua composição.

Pois bem, aqui em Berlim o que não faltam são restaurantes japoneses. Não há como comparar um “japa” brasileiro com um alemão, isso eu já adianto. É claro que o destaque destes restaurantes, cujos donos em sua maioria são vietnamitas, são o sushi, o sashimi e o tempura. Logo eu escrevo a respeito de um dos melhores da cidade de acordo com um amigo japonês que vive por aqui. Minha intenção, no entanto, é de falar do mais famoso restaurante de ramen de Berlim. Sobretudo porque estamos no inverno e tomar sopa com esse frio é o que há.

Seu nome: Cocolo. O Cocolo fica em Kreuzberg (antiga Berlim Ocidental), bairro bastante agitado, cheio de artistas, estrangeiros, principalmente turcos e, sem dúvida, a atual “menina dos olhos de Berlim”. Kreuzberg é o “the place to be”. É um bairro para baladeiros, amantes da moda e da street art. O mais interessante é que o Cocolo fica às margens (Ufer em alemão) de um canal do rio Spree (um dos rios que correm por Berlim), mais precisamente na margem Paul Lincke (Paul-Lincke-Ufer), Trata-se do canal que demarca a divisão entre Kreuzberg e Neukölln, outro destes bairros que viraram moda por aqui.

Depois do Cocolo, por que não caminhar até a bela Admiralbrücke e apreciar a bela paisagem? (Foto: Tagesspiegel)
Depois do Cocolo, por que não caminhar até a bela Admiralbrücke e apreciar a bela paisagem? (Foto: Tagesspiegel)

No verão, a margem seguinte à Paul Lincke (para quem vai em direção ao sul da cidade), a Maybachufer, é das mais visitadas, tanto pela presença de um mercado turco, quanto pelo pequeno parque que a margeia e que tem início logo depois de uma ponte bastante frequentada, a Admiralbrücke. Sem contar que as fachadas dos prédios dessa região são de tirar o fôlego de qualquer um, de tão belas que são.

Mas isso é sugestão de caminhada para fazer digestão. Voltando ao Cocolo, termino este post com uma dica de inverno: não deixe de tomar um calpis quente (aqui chamado de calpico). Trata-se de um “soft drink” típico no Japão.

O Cocolo de Kreuzberg fica na Paul-Lincke-Ufer, 39-40 e está aberto todos os dias entre 12h00 e 23h00. É de não perder para nada nessa vida! Ah, um detalhe: o Cocolo tem apenas chefs japoneses.

Guten Appetit 🙂

Cocolo Kreuzberg


Größere Kartenansicht

Comentários
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error

Gostou do Destino: Berlim? Que tal nos seguir?