O mês de abril é dos mais curiosos aqui na Alemanha. Num certo dia, pode acontecer de você acordar e ver neve pela janela, o sol sair e derretê-la, algumas horas depois ventar e, por fim, trazer nuvens carregadas de chuva. Num mesmo dia: inverno, verão, outono, apesar de estarmos na primavera. Os alemães têm até mesmo um dito popular para esse estranho fenômeno de abril: “April April, der macht, was er will”. Em bom português: “Abril ‘faz’ o que quer”. Mas qual a razão dessa “loucura climática”?
São dois os fatores climáticos que têm papel importante para este fenômeno. Em primeiro lugar, devemos nos lembrar que depois do dia 21 de março, dia em que se inicia a primavera, os raios solares passam a ser mais intensos e prolongados no hemisfério norte, aquecendo significativamente a Terra. Forma-se na Europa Central uma área de baixa pressão atmosférica, permitindo a chegada de ventos do norte, local em que se concentram áreas de alta pressão. Ventos frios e úmidos.
Como o ar quente é mais leve que o ar frio, há uma tendência de que aquele ascenda a regiões mais frias da atmosfera. Estando carregado de umidade, em algum momento esse ar se condensará, provocando, portanto, chuva. Quanto maior a ascensão do ar quente, maiores as chances de haver neve. O fato é que as nuvens carregadas de chuva ou neve tendem a se dispersar rapidamente. O sol volta a brilhar, a neve derrete e o ciclo pode começar novamente.
Para os brasileiros que estão por Berlim nesse mês bastante maluco, vale ainda mais um dito popular: “Gehst du im April bei Sonne aus, lass nie den Regenschirm Zuhaus”, ou seja, se você for sair para tomar um sol em abril, nunca deixe seu guarda-chuva em casa…