Cultura & Arte

Top 5 de atrações gratuitas em Berlim

Atrações gratuitas em Berlim são o que não faltam. A cidade está repleta de museus e há muitos memoriais que podem ser visitados, muitos dos quais são bastante interessantes por informarem com conteúdo. Das tantas atrações gratuitas em Berlim, resolvi fazer uma primeira lista que passo a citar abaixo. Portanto, veja qual delas pode lhe interessar e programe-se.

Memorial aos Judeus Mortos da Europa

Fonte: RBB
Fonte: RBB

Das atrações gratuitas em Berlim que mais gosto está o centro de informações do Memorial aos Judeus Mortos da Europa. Debaixo destes 2711 blocos que nos remetem a um cemitério, é possível se informar sobre o Holocausto. Como o nome do museu já denota, trata-se de um local para se informar sobre o que foi o Holocausto e também homenagear os judeus de toda a Europa vítimas deste acontecimento terrível.  O Centro de Informações do Memorial aos Judeus se encontra na Cora-Berliner-Strasse, 1 e fica aberto de terça a domingo das 10 da manhã às 8 da noite. 

Topografia do Terror

Fonte: Wikipedia
Fonte: Wikipedia

Local onde se encontrava o edifício da Geheime Staatspolizei, a Gestapo, em outras palavras, a Polícia Secreta da Alemanha nazista, este centro de documentação é dos mais interessantes, já que contextualiza historicamente o que levou Hitler a ser nomeado chanceler alemão, o caminho da Alemanha para a ditadura a partir de 1935, relata fatos importantes das figuras políticas que estavam na órbita do poder nazista, assim como das minorias perseguidas pela Gestapo e a SS. Tudo isso em dois espaços: um interno, num belo prédio de 2010, e outro externo, mais precisamente nos porões do antigo edifício da Gestapo. A Topografia do Terror fica na Niederkirchnerstraße 8 e pode ser visitada todos os dias das 10 da manhã às 8 da noite. 

Memorial do Muro de Berlim

Fonte: Museumsportal Berlin
Fonte: Museumsportal Berlin

Se há um lugar para se pisar na faixa da morte do Muro de Berlim, este lugar é o Memorial do Muro de Berlim, da Bernauer Strasse. Por aqui ficava a fronteira de Berlim Oriental e Berlim Ocidental na altura do Bairro Mitte e Wedding. Além dos pontos de informação que se distribuem pelo quilômetro de extensão da faixa da morte, existe um centro de documentação e uma antiga igreja, a Igreja da Reconciliação, que podem ser visitados. O Memorial do Muro de Berlim fica na Bernauer Str. 111 e pode ser visitado todos os dias das 8 da manhã às 10 da noite. 

Cotidiano na Alemanha Oriental (Alltag in der DDR)

Fonte: Berlijn Blog
Fonte: Berlijn Blog

Se você quer saber um pouco de como era o cotidiano do alemão oriental e de quebra ainda aproveitar para andar por um dos bairros mais bonitos de Berlim, Prenzlauer Berg, visite o museu Alltag in der DDR, que fica nas dependências da Kultubrauerei. Você saberá um pouco de como era a vida do alemão oriental em casa, no trabalho, nas relações políticas, o que se consumia, como era a vida na escola e muito mais. Imperdível. O museu fica na Knaackstrasse 97 e funciona de terça a domingo, das 10 da manhã às 6 da tarde. 

Daimler Contemporary

Fonte: xavierlaboulbenne
Fonte: xavierlaboulbenne

Para os que se interessam por exibições gratuitas de arte moderna e contemporânea, a pedida é a Daimler Contemporary. O museu fica no único edifício que permaneceu em pé na Potsdamer Platz durante os bombardeios da Segunda Guerra Mundial. A coleção da Daimler reúne obras variadas que vão desde tendências abstratas da escola de Bauhaus de arquitetura até a Arte Concreta, o Construtivismo, o Minimalismo, a Arte Conceitual e por aí vai. A Daimler Contemporary fica na Alte Potsdamer Strasse, 5 e está aberta todos os dias das 10 da manhã às 6 da tarde.

Boa diversão em Berlim!

Comentários
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error

Gostou do Destino: Berlim? Que tal nos seguir?