A vida noturna em Berlim é praticamente tomada por bares e boates onde, em geral, se ouve música eletrônica, mais precisamente techno e house music. No entanto, não combina muito com a cidade, em qualquer instância da vida cultural, algum estilo que seja unívoco. A cidade é plural, libertária, voltada para o respeito à diversidade. E isso não é diferente quando o assunto é a vida noturna em Berlim.
Por isso mesmo que queria falar de um bar chamado Quasimodo. Na verdade, o Quasimodo é um dos mais antigos locais para se ouvir bom jazz em Berlim. Só para se ter uma ideia, gente como Chet Baker, Chaka Khan e mesmo Prince chegaram a tocar no bar, que tem todo um estilo de boate.
Jazz não é estilo dominante
São dois os ambientes do Quasimodo: um voltado, obviamente, para o jazz e o outro para diferentes estilos musicais, tais como funk, soul, blues e rock. Por fim, acho que é melhor dizer que o Quasimodo é um ótimo bar com música ao vivo do que especificamente de jazz.
Portanto, se você estiver a fim de explorar a vida noturna em Berlim, mas sem cair no clichê da cena eletrônica, talvez o Quasimodo seja uma pedida. Para mais informações sobre o programa do bar, clique aqui.
Boa diversão.