Muitos de meus turistas fazem questão de alugar carro na Alemanha para terem maior flexibilidade em suas viagens pelas cidades que fazem parte de seu roteiro programado. Parar em vilarejos, apreciar a paisagem natural local em uma eventual viagem de Berlim a Munique, por exemplo, é mais do que recomendável. Sem contar que ter um carro em Berlim pode ser uma vantagem, já que o trânsito aqui não irrita ninguém (é quase morte perto de uma cidade como São Paulo) e pode-se, com isso, ver muito mais da cidade e de seus arredores.
Hoje eu resolvi cotar preços de aluguel de carros e, como já sei da tradição alemã de fornecer serviços online de comparação destes, faço aqui um resumo do que o Billiger-Mietwagen.de deu como resultado para quem quer alugar carro na Alemanha. Eis:
Autoeurope
A vantagem dessa empresa de locação de carros é que ela tem seu site todo em português brasileiro e não só oferece serviços na Alemanha, mas em toda Europa e América. Ela trabalha em conjunto com algumas poderosas do setor, a saber, Avis, Alamo, National, Europcar, Hertz, Enterprise, Sixt e Budget. Isto determina, ao menos em Berlim, uma flexibilidade muito grande quanto ao local de retirada e devolução do veículo. E para os que não estão querendo luxo, mas apenas a funcionalidade de se ter um carro, os preços são bastante convidativos. Cotei, por exemplo, uma eventual retirada de um Mercedes E Class em Berlim no dia 26 de maio, na Estação Central de Berlim, com devolução na Estação Central de Munique no dia 31 de maio e o preço é realmente muito bom: R$ 1763,00!
Eu sinceramente fiquei bastante satisfeito com este site por ser um low-budget.
Mietme
Já para os que querem um super BMW 7er e que não estão muito preocupados com os custos que isso pode acarretar, eu sugiro o Mietme. O problema é que este site está todo em alemão, mas realmente foi o melhor preço que encontrei para aluguel de um super carro como o 7er…
Como o Autoeurope parece contemplar a demanda de todos, inclusive fornecendo serviços de todas as grandes locadoras de automóveis, não acho que seja necessário buscar outras fontes para escrever um post mais extenso.
Antes de terminar este post, gostaria de transcrever aqui o que diz o site da Embaixada do Brasil a respeito de aluguel de carros na Alemanha:
“O turista brasileiro pode dirigir na Alemanha, por um período de até 6 meses, com sua CNH brasileira válida.
- Base legal: Convenção sobre Trânsito Viário celebrada em Viena, em 08 de novembro de 1968, da qual são signatários os dois países.
Importante: As autoridades alemãs informaram, em outubro de 2012, que, com base nessa Convenção, NÃO mais exigirão tradução oficial para o alemão da CNH brasileira. Caso algum cidadão brasileiro receba informação contrária na Alemanha, pede-se entrar em contato pelo e-mail assistencia.berlim@itamaraty.gov.br, para que a Embaixada tome as providências cabíveis.
Alerta para locação de veículos: Alguns brasileiros relataram dificuldades para alugar carro na Alemanha. Apesar da Convenção supracitada, algumas locadoras de automóveis teriam exigido que o(a) motorista brasileiro(a) apresentasse uma Carteira Internacional, que, no Brasil, é expedida por alguns Detrans.
- OBS: A “carteira internacional” expedida pela empresa Touring não é reconhecida pelo DENATRAN – à vista do Art. 314 parágrafo único do Código Brasileiro de Trânsito.
Certas locadoras tampouco aceitam alugar carros para menores de 21 anos, ainda que apresentada carteira internacional.
A fim de evitar transtornos, recomenda-se informar-se junto à locadora pretendida, verificar os requisitos antes da viagem e ler cuidadosamente o contrato, sobretudo no que diz respeito ao seguro.”
Espero, acima de tudo, que o post lhes tenha sido útil!
Boa viagem!