Kreuzberg está para Berlim assim como a Lapa está para o Rio de Janeiro, ou a Vila Madalena está para os paulistanos. Minha comparação baseia-se sobretudo pelo estilo de vida e vida noturna que se leva por ali. Local da vida boêmia, onde artistas e toda uma sorte de gente criativa resolvem se aglomerar e esbanjar diversidade. A diferença é que aqui em Kreuzberg mais um elemento torna tudo mais interessante: sua diversidade étnico-cultural. É neste bairro que vivem os turcos e outras gentes vindas de toda a parte do mundo. Portanto, é também onde se come muito bem e o paradeiro dos que amam a vida noturna.
Um burger depois da balada
E lá pelo fim da noite, muitos festeiros têm fome. E muita fome! Aqui eu já dei dicas sobre onde comer o melhor döner de Berlim ou o melhor currywurst de Berlim. Mas acreditem: há também boas lanchonetes de burgers a serem visitadas. Conheço umas ótimas aqui por Berlim, mas queria muito escrever sobre o Burgermeister, sobretudo por sua localização estratégica e, digamos, um tanto inusitada: a lanchonete fica debaixo do metrô U1, na Schlesisches Tor, onde antigamente era um banheiro público!
Mas não pensem que o espaço não é limpo. Ao contrário do que se possa imaginar, a vigilância sanitária em Berlim é das mais exigentes. O lado estratégico é pelo fato de estar no centro da vida noturna de Kreuzberg.
O nome Burgermeister é um ótimo trocadilho: significa “O mestre dos burgers”. Mas a palavra vem de uma muito semelhante a esta, Bürgermeister (atentos para o trema). Em sentido literal, a tradução para esta é “mestre dos cidadãos, dos burgueses”, mas em bom português significa “prefeito” 🙂
Uma refeição no Burgermeister custa de 5 a 12 euros e, como já dito, merece uma visitinha, quer seja depois da balada ou numa parada depois de um belo passeio pela cidade.
Guten Appetit!