Berlim é uma cidade incrivelmente barata. Já cheguei a citar restaurantes com menus sofisticados, mas nada caros. E o mesmo pode-se ainda afirmar sobre alugueis, baladas ou bares. Acrescento aqui mais um tema: táxi.
Apesar da cidade ser super extensa, o que pode levar o turista a pensar que os trajetos custarão o olho da cara, o preço final de uma corrida pode surpreender… positivamente. Se você não está só, o preço cai ainda mais e dispensa o transporte público que, apesar da boa qualidade, pode ser considerado caro e impede que o turista contemple a cidade que passa por cima do metrô, por exemplo.
O meu post tem como objetivo fazer um resumo sobre o que é necessário saber sobre táxis e taxistas em Berlim. Comecemos, portanto, com o básico do básico!
Número de telefones úteis
- Taxi-Ruf Würfelfunk: +49 30 21 01 01
- Quality Taxi: +49 30 26 300 0
- Funk Taxi Berlin: +49 30 26 10 26
- TaxiFunk Berlin: +49 30 44 33 22
- City-Funk Berlin: +49 30 21 02 02
Leve em consideração que o sinal de + equivale a 00, 49 ao código do país Alemanha e 30 o código de Berlim. Se você estiver com um chip alemão, bastará você colocar um 0 antes do 30 e ignorar o +49.
Existe ainda, claro, a tradicional forma de acenar para os taxistas. Diferente de Paris, uma cidade que me irrita profundamente quando o assunto é táxi, aqui em Berlim, há veículos suficientes para todos. Com exceção de eventos grandes, como a Maratona. Caso você precise de um táxi maior, ou seja, para mais de 4 pessoas, eu aconselho utilizar os números acima. Por fim, em estações de trem, como a Hauptbahnhof ou a Alexanderplatz, existem espaços reservados para taxistas que esperam seus clientes.
Tarifas
Quando o veículo está parado no sinal, nenhum centavo será acrescentado ao valor final da corrida. A tarifa básica é de 3,90 euros e cada quilômetro nos próximos sete custa 2 euros. A partir do oitavo quilômetro, o valor cai para 1,50 euros.
Formas de pagamento
Procure sempre pagar em cash e nunca tenha notas de 100 ou 500 euros em mãos. O primeiro caso é porque na Alemanha a cultura de cartão de crédito é bem diferente da nossa. Algo que é óbvio e corriqueiro para nós, brasileiros, mas que para os alemães não o é: pagar tudo com cartão, seja de crédito ou de débito. Quanto às notas a dar ao motorista: ele não se sentirá obrigado a trocar uma nota de 500 euros. É claro que há taxistas que aceitam cartão de crédito. Fique atento nas janelas do ve
ículo para confirmar se há este tipo de transação.
Atenção! Aqui na Alemanha é comum sempre dar uma gorjeta ao taxista. Sobretudo se ele ajudar os passageiros a carregar suas malas. Calcule algo entre 7% e 10%.
Kurzstrecke
Se você estiver na rua e resolver acenar para um táxi, tendo em mente que só andará até 2km com ele, fale esta palavrinha mágica: o percurso custará apenas 4 euros. Para 4 passageiros, uma pechincha!
O que posso desejar-lhes é que façam boa viagem de táxi.