Eu bem sei que com o real depreciado, converter valores na Europa pode significar, no final de uma compra qualquer uma quantidade salgada a ser paga. Até mesmo desembolsar umas moedas para se comprar uma garrafa d’água na rua – em alemão, peça água com gás dizendo MIT GAS e sem gás, dizendo OHNE (leia-se ôone) GAS – pode, por fim assustar, já que os preços variam, em locais turísticos, entre 2 e 3 euros… O bom é que, diferente de Paris, Amsterdam ou Londres, Berlim é, ainda, uma cidade barata. E isso não somente vale para a garrafa d’água: vale também para restaurantes mais em conta (que serão ainda mais em conta aqui na capital alemã), ou ainda para os restaurantes mais requintados (eu não gosto da palavra gourmet).
Se você é daqueles que gostam de fazer um passeio pela gastronomia nas diferentes cidades que visitam e creem no lema “quem converte não se diverte”, mas ainda assim querem conseguir bons preços em restaurantes mais caros, em Berlim há um restaurante que vale sua visita NO ALMOÇO: o Vau, do chef Kolja Kleeberg.
O Vau, de 1 estrela Michelin, encontra-se próximo à, para mim, mais bela praça de Berlim, que em alemão chama-se Gendarmenmarkt e que traduzirei livremente como Praça da Gendarmeria. Sem contar que nas proximidades há outros restaurantes que merecem uma visita, como o Fischers Fritz, do chef Christian Lohse, localizado no hotel Regent, ou ainda o tradicional Lutter & Wegner, de cozinha típica “alemã”. Nas redondezas ainda estão lojas de departamento que valem uma visita, que são os casos do Quartier 206 e da francesa Galeries Lafayette.
Para falar dos pratos oferecidos no Vau, Kleeberg sugere que a comida ali preparada reflete a alma de Berlim, ou seja, permite-se de tudo e nada é proibido. O Vau, na verdade, é restaurante de cozinha internacional e traz ingredientes e pratos de todos os cantos da Europa. Uma dica: se você for pedir de sobremesa o suflê de gianduia e pera, peça junto com o prato principal, já que a preparação daquele prato leva 40 minutos! E só para confirmar como os preços do Vau não são exorbitantes, o menu com dois pratos custa 32 euros. Já o com três, 45.
Eu só posso recomendar e desejar um bom apetite!