Muita gente não acredita em destino como sina, fortuna. Afinal, se o destino de todos já estivesse traçado, onde é que estaria a nossa liberdade de escolher, de agir diante da vida e do mundo com fins de transformá-los em prol de nosso próprio bem e dos que nos rodeiam? Há muita gente, no entanto, que crê piamente que nosso futuro já foi “escrito nas estrelas”. Para esses, por mais que decidamos os passos que daremos em toda a nossa trajetória de vida, de alguma maneira os possíveis e infinitos caminhos que escolhemos nos levarão, inevitavelmente, ao nosso destino.
Isso até parece a introdução a um blog sobre filosofia… Não que a filosofia deixará de me inspirar para falar sobre o seu assunto principal, mas aqui realmente estamos longe de filosofar. O tema principal do Destino: Berlim já está bem claro em seu próprio título, ou seja, a mais contagiante capital europeia do momento: Berlim. E isso significa não apenas falar do presente, mas também voltar ao passado – quer seja ele de 40 anos, como de 300 anos atrás – da cidade que já foi capital da extinta Prússia, do Império Alemão, do Terceiro Reich, da extinta Alemanha Oriental… Talvez o que mais inspire a falar desse passado sejam os seus vestígios na atualidade, o que justifica não ignorarmos a arquitetura berlinense, por exemplo.
Mas não é disso somente que se trata o Destino: Berlim. Eu também quero sugerir bons restaurantes, locais interessantes para se fazer compras ou se hospedar. Pretendo falar de mostras de cinema, exibições de arte, concertos de música clássica ou de rock que vão acontecer por aqui. Enfim, assunto é o que não vai faltar.
Antes de dar início a essa viagem virtual e real pela cidade do antigo Muro da Vergonha, só gostaria de finalizar este primeiro post, afirmando que para mim é indiferente se você, leitor, acredita ou não em destino, se você quer visitar Berlim porque quer ou porque alguma força maior lhe fez escolher a capital alemã. O fato é que o Destino: Berlim existe e terá sempre como objetivo principal fornecer-lhe a melhor trajetória do seu “destino”, ou seja, Berlim, não só com as melhores dicas em qualquer assunto de seu interesse, mas também com o melhor passeio guiado em português da cidade 🙂
Boa “viagem”!
Mauro Feola