Este artigo inaugura uma seção que sugere passeios em bairros de Berlim. Começamos nossas dicas com o bairro de Prenzlauer Berg.
De todos os bairros de Berlim, sem dúvida Prenzlauer Berg é um dos que mais está na boca do povo. Na verdade, quando a cidade ainda estava dividida por um muro, Prenzlauer Berg era o bairro de Berlim Oriental que mais se destacava depois do Bairro Mitte, quer dizer, o centro. Há uns 20 anos, era o bairro hype, onde todo mundo mais descolado queria viver, não importando que os edifícios, não restaurados mesmo depois da queda do Muro de Berlim, parecessem como esse da foto acima.
Passados os 20 anos, os descolados de então, viraram profissionais de sucesso e acabaram tendo muitos filhos (sim, a maior taxa de natalidade da Alemanha é dos pais de Prenzlauer Berg…)…
…e também reformaram os edifícios…
Venha no sábado ou domingo
No sábado porque é dia de Mercado Orgânico e Ecológico na Kollwitzstrasse, o Kollwitzmarkt…
Ou no domingo porque tem Mercado de Street Food nas dependências de uma antiga e desativada fábrica de cerveja que hoje leva o nome de Kulturbrauerei e…
… o Mercado de Pulgas do Mauerpark, o Parque do Muro. Aliás, há também um espaço muito divertido com um ótimo karaokê.
Não deixe de passear nesta bela rua, a Rykestrasse. Nela se encontra uma bela construção que se pode ver ao fundo na imagem acima. Trata-se de um reservatório de água, uma Wasserturm, que foi construída no século XIX e que deixou de funcionar na década de 50. Na Rykestrasse há, também, um ótimo café, o No Fire, No Glory, além da maior sinagoga da Alemanha.
Para os que não estarão por Prenzlauer Berg no domingo e se interessam por compras, não deixe de caminhar na hippie Kastanienallee.
Depois de tanto andar e comprar, você ainda pode se sentar no Prater, que é um Biergarten, tomar uma cerveja e comer uma linguiça para fechar o seu dia em Prenzlauer Berg.