Restaurantes

Currywurst: prato mais berlinense, impossível

Imagine Berlim no pós-guerra: dividida, um canteiro de obras, por todos os lados pobreza. Tudo era muito caro para os alemães. Comer um steak? Nem pensar! Até uma linguiça com tripa era cara demais… Imagine um belo steak… Pois bem, eis que um açougueiro de nome Max Brückner resolve inventar no final dos anos 40 uma linguiça sem tripa. Sim, ela tomava a forma devida mesmo sem que algo, a tripa, a envolvesse. No início dos anos 50, Herr Brückner muda-se para Berlim Ocidental, mais precisamente para Charlottenburg. Ali, conhece Herta Heuwer, cliente de seu açougue muito interessada pela novidade: já se podia comprar linguiça a preço acessível, já que a tripa agregava muito valor ao embutido.

O saboroso Currywurst (Fonte: Easy Hiker)
O saboroso Currywurst (Fonte: Easy Hiker)

 

Frau Heuwer, que também morava em Charlottenburg, mantinha bom contato com os americanos que ocupavam a parte ocidental da cidade, apesar de Charlottenburg ficar na zona de ocupação britânica. Na verdade, a tensão da época não era entre britânicos e americanos e, sim, entre estes e os soviéticos. Os americanos é que amavam um belo steak com ketchup, mas sabiam das dificuldades de se ter um. Adaptavam o prato e comiam… linguiça com ketchup. Frau Heuwer, muito astuta, inspirada na adaptação dos ianques, resolve criar um prato: linguiça sem tripa cortadinha em pedaços, ketchup e, sobre o molho, uma especiaria: curry. Nascia em Berlim, junto com o döner, um dos pratos mais populares da cidade, o Currywurst. Em bom português: salsicha ou linguiça de curry.

Depois de 60 anos, o Currywurst continua sendo servido com o mesmo molho e você pode pedir de acompanhamento batata frita ou pão. Passadas as vacas magras, já é possível escolher entre uma linguiça com ou sem tripa. Não é dos pratos mais saudáveis, digamos. Compreende-se, no entanto, que se tratava de uma invenção que certamente matou a fome de muitos alemães depois da guerra. Se eu recomendo? Com certeza. E até tenho a dica de um dos melhores locais para se comer Currywurst em Berlim. O Curry 36 fica bem pertinho do Mustafa’s, aquela famosa lanchonete de döners que citamos em post anteriorOu seja, na Mehringdamm 36, bem perto do metrô U7 Mehringdamm. O bom é que o Curry 36 está sempre aberto e merece uma visita!

Bom apetite!


Exibir mapa ampliado

Comentários
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error

Gostou do Destino: Berlim? Que tal nos seguir?