Muitos leitores do Destino: Berlim, quando estão preparando sua viagem, entram em contato com a gente para tirar algumas dúvidas sobre os passeios oferecidos e seus itinerários, outros querem saber dicas de hotel ou mesmo em qual bairro ficar na cidade: o post de hoje é baseado nesta última dúvida, onde se hospedar em Berlim? Deixo claro de antemão que não pretendo falar de algum hotel específico, mas sim uma vista panorâmica dos principais hotéis dos bairros que vou mencionar. Acredito que depois de alguns anos em contato com turistas brasileiros, já tenho ideia de quais são as demandas mais características deste grupo.
Compras
Pois bem, se você está em Berlim para fazer compras, eu sugiro que fique em Berlim Ocidental, mais precisamente no bairro de Charlottenburg. É ali que está a rua das compras da cidade, a Ku’Damm, com todas as grifes mais famosas (e caras), grifes mais alternativas, eletro-eletrônicos, sapatos, perfumarias, etc. É também em Charlottenburg que se encontra a KaDeWe, uma espécie de Harrods. Além do edifício ser belo, a loja muitas vezes contempla todas as demandas dos consumidores brasileiros. Sugestão: não deixe de almoçar no buffet que fica no sétimo andar da KaDeWe: é bom demais!
Hoteis próximos: Crowne Plaza, Swissotel, Art’otel
Museus, galerias e atrações históricas
Quando o assunto é visitar museus e conhecer um pouco de história da cidade e da Alemanha, o seu bairro é Mitte (Centro). Trata-se de um bairro bem extenso, mas há alguns pontos estratégicos que posso citar como locais por onde encontrar o seu hotel. Por exemplo, se você quer ficar mais perto das galerias de arte e da Ilha dos Museus, existem hotéis próximos à Alexanderplatz que são perfeitos, pois distam quase nada do Bairro Judeu (onde estão as tais galerias) ou da Unter den Linden, rua em que está a Ilha dos Museus, a Catedral Protestante ou ainda outras atrações históricas. É claro que há muitas lojas nas proximidades. Destaque para as que se encontram na Friedrichstrasse, como por exemplo as Galerias Lafayette.
Hotéis próximos: Park Inn Radisson, Radisson Blu, Hotel de Rome, Adlon, Westin Grand, Hilton
Compras + Atrações históricas
O meio do caminho entre as duas opções acima é a Potsdamer Platz e os arredores. Esta praça super high-tech não fica nada longe do Portão de Brandemburgo, por exemplo, e está a poucos quilômetros de Charlottenburg. Nos arredores está o Fórum de Cultura com a bela Filarmônica e a interessante Nova Galeria Nacional.
Hotéis próximos: Ritz Carlton, Intercontinental, Marriott, Berlin Berlin
Atrações Off-Circuit
Se seu interesse é vir para Berlim e aproveitar a vida noturna, conhecer as intervenções da Street Art nos edifícios da cidade, comprar em lojas second hand, enfim, estar em espaços mais alternativos de Berlim, minha sugestão é que você fique entre Kreuzberg e Neukölln. De preferência na altura do metrô Schönleinstrasse. Estes bairros pulsam 24 horas por dia e são os representantes genuínos do multiculturalismo presente em Berlim.
Hotéis próximos: A dica para esse perfil de turista é usar o Airbnb :)))
Bom, espero que este post lhes seja útil. Qualquer dúvida, entre em contato com a gente.