Restaurantes

O döner e a febre da gastronomia turca em Berlim

Doner1Como descrever o melhor representante da gastronomia turca em Berlim? Aqui está: ele consiste numa carne marinada, seja ela bovina, de frango, peru ou cordeiro, grelhada em um espeto. Fatias bem finas e de tamanhos comestíveis são retirados daquilo que nos remete ao famoso (e muitas vezes não bem-vindo) “churrasquinho grego” e que na Alemanha é chamado de döner. Pode ser servido com salada e arroz ou fritas (o Döner Teller ou “prato de döner“) ou então na forma de um sanduíche, o qual pode ser com um pão chamado pide (o pão pita) ou ainda envolto numa espécie de pão sírio. Neste caso, o döner passa a se chamar dürüm. O senhor que faz o dönner sempre vai lhe perguntar: “Qual o molho que você deseja?”. E você poderá escolher entre o de pimenta, iogurte, ervas ou alho (eu, particularmente, gosto muito deste último). Logo em seguida, “Salada, tudo?”. Se você disser que sim, seu belo sanduíche virá com alface americana, repolho, tomate, pepino, cebola e algumas ervinhas.

Não pense que estou falando aqui de algo tipicamente alemão ou sequer de palavras de origem germânica. Nada disso. O tal do döner é o resultado da, embora tensa, interessante presença em massa da população de origem turca principal, mas não exclusivamente, nos domínios da antiga Alemanha Ocidental. Hoje o döner e a presença dos turcos é marcante até mesmo nos estados alemães que pertenciam à extinta Alemanha Oriental (1949-1990).

Doner3
A “pequena” fila que se forma no Mustafa’s

Em Berlim, eu diria que este sanduíche tem o mesmo papel que aí no Brasil é reservado ao pastel de feira. Quer dizer, a galera sai das baladas e passa por um Imbiss (uma lanchonete) para comer um. Por ser um sanduíche saboroso, nutritivo e com preços bem acessíveis, custa entre € 2 e €3,50, o döner é, ao menos em Berlim, uma febre. Evidentemente, ele não se restringe a “baladeiros”. Há quem almoce ou jante um prato ou, precisando comer rápido, fique com um sanduíche mesmo.

Se você ficou com água na boca só de pensar no döner, então não hesite: estando em Berlim (ou em qualquer outra cidade alemã), experimente-o. E, claro, eu não poderia terminar este post sem dar a dica do melhor döner da capital alemã. Eis: você vai encontrá-lo no Mustafa’s. E sugerir o Mustafa’s tem a ver com a peculiaridade dos seus sanduíches, feitos com carne de frango e repletos de legumes que não estão presentes em outros döners da cidade.

O Mustafa’s fica na Mehringdamm, número 32, no metrô U7, também chamado Mehringdamm. Você constatará que não é nada difícil encontrar a famosa lanchonete. Geralmente a fila para saborear o melhor Döner de Berlim é um pouco longa… No entanto, eu garanto: vale a pena!

Bom apetite!

Comentários
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error

Gostou do Destino: Berlim? Que tal nos seguir?