Depois de um belo dia de passeio por Berlim, nada como relaxar e aproveitar pra apreciar o crepúsculo. Momento mágico que, por mais que se repita todos os dias, tem sua peculiaridade de acordo com o local a partir do qual é percebido. Nossa intenção com esse post é dar dicas de cinco locais onde o pôr-do-sol em Berlim lhe será inesquecível. Ei-los:
1) Oberbaumbrücke
Como você certamente estará pela altura da East Side Gallery para ver o Muro de Berlim, por que não aproveitar e apreciar o pôr-do-sol em Berlim justamente da Ponte Oberbaum? Esta ponte delimitava, na época da divisão da cidade, os lados leste e oeste. Mais precisamente, demarcava claramente a fronteira, ao menos nesta altura, dos setores soviético e americano. Hoje, a bela Oberbaumbrücke apenas cria acesso entre os bairros de Friedrichshain e o badalado Kreuzberg.
2) Portão de Brandemburgo
Outra atração obrigatória de seu roteiro em Berlim é visitar um dos mais famosos símbolos da cidade e do país, o Portão de Brandemburgo. Já escrevemos um post sobre essa bela construção aqui no site. Se não conseguir visitá-lo no crepúsculo, sugerimos, de qualquer maneira, uma visitinha pela noite. Por duas razões: há menos turistas competindo por uma bela foto e o portão fica iluminado.
3) Bode Museum
Atenção!! Na altura do Bode Museum fica a Ebertbrücke. É mais precisamente dela que sugerimos que você contemple o anoitecer. Justamente desta ponte é que você verá não apenas um dos museus da Ilha, o Bode Museum, mas também a fascinante e moderna Fernsehturm, a Torre de TV de Berlim.
4) Tempelhofer Feld
O Campo de Tempelhof tem 300ha e é visitado por milhares de locais e turistas todos os dias. É espaço para andar de bike, patins, jogar futebol, soltar pipa ou o que se quiser. Há quem leve caixas de som para ouvir música ou criar uma atmosfera de open air ou aqueles que queiram apenas contemplar o entardecer. Sem dúvida um dos mais interessantes locais de Berlim para isso.
5) Anfiteatro do Mauerpark
O Parque do Muro de Berlim, Mauerpark em alemão, encontra-se justamente na antiga linha da morte do muro. Há anos era um local visitado mais por locais, uma dica para insiders e menos turistas. Hoje, o Mauerpark já é mais conhecido e recebe, também, muitos turistas. O pôr-do-sol por aqui, com mais ou menos turistas, é que não deixou de ser lindo.
Por mais que o post sugira a visita a estes pontos turísticos de Berlim em um momento tão especial, isso não significa que você deve ignorá-los, com ou sem crepúsculo. O post vale, portanto, como uma lista de locais em Berlim que você não devia deixar de visitar.
Bom passeio!