Restaurantes

5 pratos típicos de Berlim que você não pode perder

Quais os pratos típicos de Berlim que você não pode perder? Essa pergunta surge da demanda de muita gente que, ao viajar, interessa-se por fazer uma incursão na gastronomia do destino escolhido e isso vale, claro, para os pratos típicos de Berlim. Sei que não é todo mundo que gosta de comida típica alemã. Não é à toa que venho fazendo reviews de restaurantes internacionais em Berlim. De qualquer forma, convido-os para ler a minha lista de pratos típicos de Berlim que qualquer visitante de primeira viagem ou habitué não pode perder de maneira alguma. 

Curta o Destino: Berlim no Facebook

Eisbein

Lista: Cook 'n' Soul
Lista: Cook ‘n’ Soul

Comida alemã e porco são quase sinônimo e o tal do joelho de porco é, sem dúvida, o mais famoso dos pratos típicos alemães, inclusive entre os brasileiros. Em Berlim, há vários restaurantes onde você pode encontrá-lo. Citarei aqui três deles, localizados no raio das atrações turísticas da cidade, mas, claro, distantes uns dos outros. São eles: o Hofbräu, que fica na Karl-Liebknecht-Str. 30, perto da Alexanderplatz; o Augustiner da Charlottenstraße 55, perto do Gendarmenmarkt; e por fim o Lindenbräu, que fica no Sony Center

Senfeier

Fonte: Stil in Berlin
Fonte: Stil in Berlin

Quando você for ler esta palavra, divida-a em duas: Senf (mostarda) e Eier (ovos). Pronto, agora você entende de que se trata o prato em questão: ovos na mostarda 🙂 Os alemães costumam dizer que o Senfeier é o tipo de refeição preparada pela vovó. Tim Raue, por exemplo, deu uma nova interprestação ao Senfeier no La Soupe Populaire, que fica na Prenzlauer Allee 242, em Prenzlauer Berg. Ou então como no Kantine da Joachimstrasse, 11, no Bairro Mitte

Wiener Schnitzel

Fonte: Geschmacks
Fonte: Geschmacks

O schnitzel não é de Berlim, mas eu não deixaria de comê-lo. Trata-se de uma espécie de carne de vitelo (ou porco quando não é à moda vienense) empanada e que vem acompanhado de salada de batatas, por exemplo. Eu já dei a dica de um dos melhores restaurantes de comida alemã da cidade, o Lutter & Wegner. Ali você estará bem servido de um schnitzel. Mas tente o sétimo andar da KaDeWe ou então mesmo o Augustiner, mencionado acima. Vale ainda citar o Borschardt, que fica na Französische Straße 47 ou então um ótimo bistrô chamado Imbiss 204, da Prenzlauer Allee 204.

Königsberger Klopse

Fonte: Lekker
Fonte: Lekker

O nome é estranho, mas o sabor é incrível. A tradução seria algo como almôndegas à moda de Königsberg. O fato é que essa cidade não existe mais, pois fazia parte da antiga Prússia e hoje é território russo com o nome de Kaliningrado. O molho das almôndegas é cremoso e feito de alcaparras e limão. Em geral, o Königsberger Klopse são servidos com batata cozida. Na badalada Oranienstrasse 162 está o Max und Moritz, local perfeito para experimentar esse prato.

Bockwurst

Fonte: Eberswalder
Fonte: Eberswalder

Por aqui eu já falei do currywurst e dessa vez quero dar a sugestão de uma outra linguiça típica de Berlim, a Bockwurst, inventada no final do século 19. Você vai encontrar a Bockwurst em qualquer Biergarten da vida ou então em lanchonetes na rua, como é o caso do Curry 36, já citado no meu artigo sobre a currywurst.

Espero que eu não esteja destruindo grandes planos de dieta de algum leitor… Bom apetite 🙂

Comentários
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error

Gostou do Destino: Berlim? Que tal nos seguir?