História

Conheça o Trabant, carro expoente da ex-Alemanha Oriental

O simpático Trabant, carinhosamente chamado de Trabi pelos alemães (Fonte: Die Welt)
O simpático Trabant, carinhosamente chamado de Trabi pelos alemães (Fonte: Die Welt)

No dia 14 de janeiro de 1954, ou seja, há um pouco mais de 52 anos, o governo da extinta Alemanha Oriental decide pela construção de um automóvel local. A ideia era a de trazer ao “mercado” um carro de aproximadamente 600 kg e com consumo de combustível na proporção de 5,5 litros para cada 100 km. Doze mil deles deveriam estar nas ruas a cada ano.

É em Zwickau, uma cidade do Estado da Saxônia, que se encontrava a Sachsenring, a montadora do lendário Trabant (do eslavo: companheiro, acompanhante), nome dado ao carro alemão oriental. Em 1957, o Trabant P50 com número de série zero já estava nas ruas junto com outros 149 unidades. O passo para a produção em série do pequeno automóvel já tinha sido dado.

Carro quase todo de plástico

O aspecto mais interessante deste carro produzido entre os anos de 1957 e 1991 foi o de ter sido concebido com uma carroceria de plástico. Apesar da inovação, o material utilizado não era propício à reciclagem, fato que levou o governo alemão oriental a procurar formas alternativas para dar fim aos exemplares do simpático Trabant. É claro que o Trabi, como é carinhosamente chamado por aqui, passou por mudanças aerodinâmicas e de especificações de motor (seu motor mais potente tinha 65 cv), mas seu design não mudou muito no período mencionado. Ao todo, entre Trabis sedãs, kombis e algumas séries especiais, a Sachsenring (montadora resultado da fusão das antigas Audi e Horch) produziu um pouco mais de 3 milhões de unidades nestes pouco mais de 30 anos de existência.

Na East Side Gallery, Birgit Kinder celebra a queda do Muro de Berlim com sua destruição por um Trabant (Fonte: International Traveler)
Na East Side Gallery, Birgit Kinder celebra a queda do Muro de Berlim com sua destruição por um Trabant (Fonte: International Traveler)

Atualmente existem em toda a Alemanha unificada um pouco mais de 32 mil unidades nas ruas. Aqui em Berlim, existem três formas de entrar em contato com os simpáticos Trabant.

Onde encontrar um Trabant?

A primeira é prestar atenção nas ruas: você certamente verá alguns deles ainda soltando muita fumaça e fazendo muito barulho.

A segunda é visitar o Trabi Museum, que se encontra muito próximo ao Checkpoint Charlie e fica aberto todos os dias entre 10h00 e 18h00. A entrada custa 5 euros.

E a terceira forma é, talvez, a mais divertida: fazer um “Trabi Safari”, ou seja, alugar um Trabant e andar pela cidade. Todas as informações sobre o Trabi Safari você encontra aqui.

Endereço do Trabi Museum

Endereço do Trabi World

Comentários
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error

Gostou do Destino: Berlim? Que tal nos seguir?