
Se há um hotel que pode ser chamado de “o” hotel em Berlim é o Adlon Kempinski. Sua construção data do ano de 1907, a qual teve total suporte financeiro do então imperador alemão Guilherme II. O nome deste belo hotel em Berlim é devido à família que esteve à frente do empreendimento de sua construção.

Apesar do hotel em Berlim não ter sido muito bem recebido pelos berlinenses nos primeiros anos após sua inauguração, que inclusive teve Guilherme II se hospedando nele, com o tempo ele acabou caindo na graça de todos, já que estrelas do cinema alemão e americano, por exemplo, hospedavam-se no Adlon. É o caso dos magistrais Charles Chaplin e Marlene Dietrich.

Passados alguns anos do encontro de Dietrich com Chaplin, Berlim já não era mais a mesma. A diva alemã fugiu para Los Angeles, Chaplin filmaria uma sátira a Adolf Hitler chamada “O Grande Ditador” e o próprio Adolf levaria a Alemanha à total destruição. O Hotel Adlon não se safou, infelizmente.
O recomeço depois de décadas

O Adlon só voltou a ser reconstruído depois de muitos anos, mais precisamente em 1997, já que entre 1945 e 1990 a região em que ele se encontra estava sob o controle soviético e, a partir da construção do Muro de Berlim, em meio à sua faixa da morte. Sua reconstrução foi uma parceria entre a viúva do empreendedor Louis Adlon, Hedda Adlon, e a cadeia Kempinski de hotéis.

Apenas um pequeno detalhe que não foi ainda mencionado: esta foto foi tirada de cima do Portão de Brandemburgo. Essa escultura que se vê é sua famosa Quadriga. Quer dizer, quem se hospeda no Adlon tem “somente” a vista para o Portão de Brandemburgo.

Porém, um outro pequeno detalhe: as janelas com vista para o Portão de Brandemburgo são de suítes e da suíte presidencial, com seus 185 metros quadrados. Para se hospedar na suíte presidencial do Adlon, você terá que desembolsar apenas 15.000€ por noite…

De qualquer maneira, para os que não podem arcar com os 15 mil euros, o hotel ainda oferece quartos com preços mais acessíveis. Se quem se hospeda no Adlon não pode ver a beleza de suíte presidencial, isso não significa que o resto de suas dependências deixa a desejar quando o assunto é beleza e bom gosto…

E mais: não pense que é impossível de ter a bela vista do Hotel Adlon para o Portão de Brandemburgo. Basta reservar uma mesa no ótimo restaurante de 2 estrelas Michelin, que fica nas dependências do hotel, o Lorenz Adlon Esszimmer.