Que tal fazer um tour de bike em Berlim? A cidade é bastante plana, há ciclovias por todo lado e a paisagem urbana, repleta de natureza, deixa qualquer passeio de bicicleta em Berlim algo inesquecível. Eu garanto que os melhores feedbacks que tenho de meus turistas são depois de ótimos e agradáveis tours de bike em Berlim. Neste artigo, pretendo sugerir uma rota alternativa ao centro de Berlim. Não se trata de um trajeto longo, mas tão lindo e interessante do ponto de vista histórico, que você terá que parar muitas vezes e contemplar a beleza que está a seu redor.
A ideia é tomar um trem ou metrô do centro de Berlim até a estação Wannsee. A partir dali sentar na magrela e começar o passeio. O objetivo é chegar na famosa Ponte dos Espiões, ponte que separa Berlim (Ocidental) de Potsdam e que, portanto, configurava-se como zona de tensão entre americanos e soviéticos na Guerra Fria. Steven Spielberg acaba de lançar um belo filme a respeito da importância histórica desta ponte!
O problema é que, alguns metros depois de você começar a pedalar, você vai acabar vendo esta maravilha natural, o Lago de Wannsee. Quem sabe, estando muito calor, você não acaba, antes de continuar seu trajeto, indo à praia do lago para tomar sol e beber uma cerveja?
Da Natureza para a História: se você der uma pequena desviada no seu percurso, acabará encontrando a mansão onde se deu a Conferência de Wannsee em janeiro de 1942. Nela, os nazistas discutiram e protocolaram a famosa “solução final” para a questão judaica, o que acabou levando à construção de campos de extermínio, como o de Auschwitz, por exemplo.
Para os que preferem a História da Arte à História (do Mal), bem pertinho da mansão da Conferência de Wannsee está a mansão de um dos mais importantes pintores da escola alemã do Impressionismo, Max Liebermann.
Voltando ao trajeto do mapa, o seu destino é chegar na fronteira entre Berlim e Potsdam. No caminho, você avistará o edifício da antiga prefeitura de Wannsee, que, desde 1920, tornou-se bairro da Grande Berlim.
Em algum momento, antes de chegar na Ponte dos Espiões, à sua direita aparecerá um belo parque, cuja mansão que se perde em meio às árvores, belas fontes e esculturas foi residência do príncipe Carl von Preussen (1801-1883), irmão do rei Frederico Guilherme IV. Estou me referindo ao Palácio Glienicke…
… que também dá o nome à conhecida Ponte dos Espiões, a Ponte Glienicke.
Não deixe de olhar para os dois lados da ponte. Para quem está indo de Berlim a Potsdam, à esquerda aparecerá um belo palácio, o Palácio Babelsberg, residência de verão do rei e primeiro imperador alemão, Guilherme I (1797-1888). A foto aqui é justamente a visão contrária: do palácio para a Ponte dos Espiões.
Eis o que você verá! 😉
Depois de tanta beleza, posso sugerir uma visita ao Parque Glienicke ou então continuar com a bike até o centro de Potsdam para visitar o Bairro Holandês, o Portão de Brandemburgo ou a Igreja de São Nicolau. E isso é nada perto do que a Versalhes do Norte tem a oferecer… Se você quiser fazer este passeio comigo para saber mais ainda sobre Berlim e Potsdam, basta entrar em contato!
Bom passeio!