Vida Noturna

Luzia é um dos mais badalados bares de Berlim

Foto: Mapio.net
Foto: Mapio.net

Um dos bairros mais badalados da cidade é Kreuzberg, que até 1920 não pertencia à Grande Berlim, fundada naquele mesmo ano, assimilando várias antigas pequenas cidades como Spandau, Wannsee, Charlottenburg ou Köpenick. Espaço que abrigou os turcos convidados a trabalhar na Alemanha a partir de 1962, Kreuzberg passa a se destacar nos anos 70 como o bairro alternativo de Berlim: local de concentração de comunistas que viviam no oeste da cidade e de gente ligada ao movimento de ocupação de casas e apartamentos vazios, o Hausbesetzung. A tradição de abrigar os alternativos parece não ter mudado. Porém, a mistura de povos cada vez mais se intensifica. Infelizmente a vida vai ficando cada vez mais cara por lá. Afinal, todo mundo quer morar em Kreuzberg.

Em Kreuzberg, bares proliferam por todas as partes

Uma das razões para isso é a quantidade incrível de bares, restaurantes e casas noturnas descolados que por ali existem. Um bom exemplo de bar que eu recomendo é o Luzia, localizado na agitada Oranienstrasse. Trata-se de um grande loft industrial com paredes cujos tijolos estão à vista, decorado com poltronas de veludo e papéis de parede com motivos barrocos. Existe até mesmo um mezzanino, no qual se pode chegar através de uma pequena escada. As bebidas têm preços razoáveis e o que ainda chama a atenção são as inscrições nas paredes feitas por uma artista da Street Art chamada Chin Chin. Só um detalhe: não chegue muito tarde no Luzia se você quiser ter uma mesa ou poltrona para sentar com os amigos!

O fato é que o Luzia é só o começo da noite. Depois é hora de flanar pelos arredores da Oranienstrasse. Diversão, eu garanto, é o que não vai faltar!


Exibir mapa ampliado

Comentários
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error

Gostou do Destino: Berlim? Que tal nos seguir?