Compras

Compras em Berlim: onde fica o melhor shopping center da cidade?

Compras2
A bela Ku’Damm. Ao fundo, a Igreja da Memória (Fonte: Kurfuerstendamm.com)

Fazer compras em Berlim é bem diferente do que fazer compras em grandes cidades brasileiras. Aí no Brasil, estamos acostumados a associar o ato de fazer compras a shopping centers. As razões das lojas mais badaladas terem deixado as ruas das cidades têm muito a ver com os problemas de violência que assolam nosso país. 

Os shoppings, no entanto, não deixam de ser um novo espaço de sociabilidade na geografia das cidades. Aqui em Berlim, quando estou com turistas, duas perguntas sempre surgem:

1) “É perigoso andar pelas ruas durante à noite?”. Não, não é. Berlim é uma cidade muito tranquila e a criminalidade por aqui é das mais baixas. Não tenha medo nenhum! Aproveite para se sentir livre durante à noite, não ter que ficar se preocupando com o fato de que pode chegar alguém para lhe roubar. Sem contar que a vida noturna por aqui é das mais interessantes da Europa.

2) “Onde fica o melhor shopping center de Berlim?”. Minha primeira reação é sempre explicar que, diferente do Brasil, a Europa não tem a tradição (prática) americana de reunir lojas num grande edifício (os shoppings, claro) para facilitar e tornar mais rápido o consumo. Por aqui, apesar da existênciade shopping centers, a melhor experiência de compras é ainda flanar pelas ruas. A melhor rua para isso é a Kurfürstendamm, ou mais conhecida como Ku’Damm, que fica na parte ocidental da cidade.

O belo prédio do Banco do Comércio, na Ku'Damm (Fonte: Wikimedia)
O belo prédio do Banco do Comércio, na Ku’Damm (Fonte: Wikimedia)

É na Ku’Damm que ficam grandes marcas de grife, tais como Prada, Dolce & Gabbana, Louis Vuitton, Rolex, Channel, etc. Nela ainda está a Apple Store ou a Saturn, uma das cadeias alemãs de eletro-eletrônicos, farmácias como a Rossmann ou a DM, ou ainda lojas de roupa como a COS, da qual já falei no blog. O grande destaque de compras na Ku’Damm é a loja de departamentos KaDeWe, uma espécie de Harrods.

Esta rua é conhecida como a Champs Elysées de Berlim. Isto nem tanto só pela aglomeração de lojas, mas também pela beleza de suas edificações. Uma delas se destaca: uma igreja bombardeada na Segunda Guerra e que ainda mantém sua fachada depois dos bombardeios: a Igreja da Memória (Igreja em Memória ao Imperador Guilherme I).

Ou seja, além das compras, é possível ainda ver belas edificações e até mesmo visitar um dos símbolos da capital alemã. 

O meus próximos posts serão para falar de shoppings mais interessantes de Berlim e das lojas de departamento.

Comentários
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error

Gostou do Destino: Berlim? Que tal nos seguir?