Potsdam

Bairro Holandês em Potsdam é relíquia arquitetônica do século XVIII

Foto: Reisen Sehen Erleben
Uma das belas ruas do Bairro Holandês em Potsdam. (Foto: Reisen Sehen Erleben)

Potsdam é a capital de Brandemburgo, um Estado que cerca Berlim por todos os lados. É também a antiga cidade de veraneio da dinastia dos Hohenzollern, tendo como grande fonte de inspiração Versalhes. Um dos highlights arquitetônicos, por exemplo, é a bela Igreja de São Nicolau, obra magistral do arquiteto Karl Friedrich Schinkel localizada no Antigo Mercado da cidade. Hoje, no entanto, quero falar um pouco de outra atração imperdível da Versalhes do Norte (é assim que Potsdam também é conhecida): o Bairro Holandês em Potsdam.

Só para se ter uma ideia, trata-se do único bairro fora dos Países Baixos construído em estilo holandês. Sua construção remonta o período em que Frederico Guilherme I, o Rei Soldado, esteve no poder (ou seja, entre 1713 e 1740). Mais precisamente entre 1732 e 1742, o monarca ordena a expansão de Potsdam. Estamos em época de predomínio de construções barrocas e é nesse estilo que o Bairro Holandês, sob a direção do arquiteto Johann Boumann, será erigido. E, claro, as 134 casas construídas tinham fachadas de tijolos holandeses.

Segundo consta, a preparação da área onde se instalaram as belas casas de tijolos vermelhos demandou o deslocamento de toda água que se concentrava no local, na verdade um pântano. A água foi estocada em um tanque e logo em seguida derramada no Lago Sagrado (Heiliger See), um dos tantos que embelezam a natureza ao redor de Potsdam. No local esvaziado, os construtores holandeses depositaram árvores para delimitar a fundação das construções.

Foto: Louve A Paris
Os cheese cakes do Café Guam são deliciosos. (Foto: Louve A Paris)

A razão do Rei Soldado ter sugerido a construção de casas holandesas em seu país tem muito a ver com seu passado, já que durante seus anos de príncipe herdeiro foi aprender a arte do cálculo e das finanças, mais precisamente em Amsterdã e Haia. Para que a obra pudesse ser completada com sucesso, Frederico Guilherme I convidou artistas e operários para viverem em Potsdam, sob a condição de lhes conceder as próprias casas mobiliadas, liberdade de culto e até mesmo um mestre holandês para ensinar seus filhos. A tal proposta não convenceu tanto os holandeses. Por isso, foi necessário conceder as mesmas regalias a franceses ou suíços, que se prontificaram a vir morar na pequena Potsdam. Mais interessante impossível: já no século XVIII, Potsdam era uma cidade multicultural!

O fato é que o resultado é dos mais belos da cidade. Já é interessante visitar Potsdam. Mais ainda é se perder pelas ruelas que formam esta maravilha arquitetônica. O melhor é que não longe do Bairro Holandês está a rua de compras da cidade, localizada no Bairro de São Nicolau, assim como o Portão de Brandemburgo local. Eu ainda sugiro uma parada para um café no ótimo Café Guam, aberto todos os dias a partir das 11 da manhã. Ali você poderá saborear um dos cheese cakes mais deliciosos da região. Meu favorito é o com sementes de papoula, em alemão Mohn

Boa caminhada e bom apetite!

Comentários
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error

Gostou do Destino: Berlim? Que tal nos seguir?