História

Sophie Charlotte von Hannover, a primeira rainha da Prússia

Fonte: Wikipedia
Fonte: Wikipedia

Como havia prometido há algum tempo, resolvi fazer um tríptico de posts sobre mulheres alemãs de fibra. Minha atenção, hoje, é voltada para a “matriarca” do antigo Reino da Prússia, Sophie Charlotte von Hannover. Nascida em Osnabrück em 1668, Sophie era a única filha mulher dos sete filhos do duque Ernst August von Braunschweig-Lüneburg e de sua esposa Sophie von der Pfalz.

Homem importante do Sacro-Império Romano-Germânico, Ernst August recebeu o privilégio de ser príncipe eleitor, além de ter viajado muito, sobretudo à Itália, onde apresentou sua filha ao mundo da ópera e do teatro. Sem contar que tinha como historiador em sua corte nada mais, nada menos, que um dos mais importantes filósofos alemães: Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716).

Imaginem que Sophie Charlotte teve das melhores formações possíveis. Tanto que sua relação com Leibniz transcendia o ensino: os dois tornaram-se amigos.

O fato é que todo o ambiente da corte de Hannover foi favorável para que Sophie Charlotte fosse uma amante das artes, da filosofia, da literatura, da música e do paisagismo. Além de ser poliglota: falava alemão, italiano, francês e inglês fluentemente. Apesar disso, por fatores políticos teve que se casar em 1684 com o então príncipe herdeiro do Margraviado da Prússia-Brandemburgo, Frederico III. O curioso é que Sophie, uma feminista avant la lèttre, não suportava a corte de Brandemburgo por seus ritos e hábitos, para ela, ultrapassados. Por isso, buscava sempre voltar a Hannover. Sophie era independente demais e não fazia questão de atuar como a mulher que estava por trás de um homem de poder. Pelo contrário, não deixou de criar intrigas na nascente corte prussiana. Tudo isso acabou por gerar problemas de relacionamento com seu esposo.

Fachada principal do belo Palácio de Charlottenburg, empreendimento de Sophie Charlotte von Hannover (Foto: Wikipedia)
Fachada principal do belo Palácio de Charlottenburg, empreendimento de Sophie Charlotte von Hannover (Foto: Wikipedia)

Sophie quase nunca estava presente em cerimônias oficiais, mas em uma delas ela não poderia deixar de estar. Nela, seu nome passou para a história da Alemanha. Estou me referindo ao coroamento de Frederico III como o primeiro rei de Prússia no ano de 1701, evento que se deu na cosmopolita Königsberg (atual Kaliningrado), cidade de outra importante mulher alemã, Hannah Arendt. Na mesma época, Sophie Charlotte iniciou a construção de uma residência de verão em Lietzenburg (atual bairro de Charlottenburg em Berlim), o Palácio de Lietzenburg, hoje Palácio de Charlottenburg. Sua intenção era a de trazer toda a sorte de sábios, filósofos, teólogos e artistas para viver ali. Porém, seus intentos não vieram a acontecer. Sophie morreu precocemente aos 37 anos quando estava visitando Hannover.

A primeira rainha da Prússia deixou um filho, o qual seria coroado rei da Prússia em 1712. Seu nome:Frederico Guilherme I, também conhecido como o Rei Soldado ou Rei Sargento. Mas quem mais brilhou dentre seus sucessores foi seu neto, Frederico II, o Grande. Os restos mortais de Sophie Charlotte e Frederico I, fundadores da Prússia, encontram-se na bela Catedral Protestante de Berlim, a qual sem dúvida merece uma visita. E eu não posso deixar de sugerir um passeio pelo Palácio de Charlottenburg. O bom é que agora você poderá ter uma experiência ainda mais marcante nesses espaços. Afinal, eles têm relação direta com esta mulher incrível!


Exibir mapa ampliado

Comentários
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error

Gostou do Destino: Berlim? Que tal nos seguir?